Trabalho desenvolvido em Valinhos pela equipe da Vigilância Sanitária sobre Avaliação e Aprovação de Projetos Arquitetônicos para fins de instalação de estabelecimentos assistenciais e de interesse à saúde foi destaque no 11º Congresso Internacional da Rede Unida. O evento foi realizado em Fortaleza – CE, com o tema central 'Girar vida, políticas e existências: a delicadeza da Educação e do Trabalho no cotidiano do SUS'.
O trabalho de Valinhos foi apresentado pela engenheira civil/sanitarista Ana Paula Nogueira Araujo, da Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde. Selecionado para apresentação em Poster, a ação valinhense acabou gerando uma discussão temática com sala específica para esse tema, devido ao grande interesse dos profissionais de outros estados.
Ana Paula relatou a experiência do município no que diz respeito à importância relativa à análise e à aprovação de projetos arquitetônicos pela equipe técnica de Vigilância Sanitária, em fase anterior a instalação do estabelecimento assistencial ou de interesse à saúde no imóvel.
Segundo a engenheira, a pré-análise contribui para minimizar os riscos sanitários decorrentes de um fluxo físico-funcional inadequado, aliado à precariedade estrutural, bem como para que empresas e instituições desenvolvam suas atividades em segurança e em conformidade com as legislações vigentes.
Desenvolvido desde 2002, esta ação modelar de Valinhos já capacitou 70 municípios no Estado de São Paulo e também foi destaque no Fórum Internacional de especialistas em Vigilância Sanitária, em Brasília/DF, e no Simbravisa, em Porto Alegre/RS. A elaboração e encaminhamento de trabalhos científicos atendem à Programação Anual de Vigilância Sanitária, pactuadas com o Ministério da Saúde.