A hora da merenda é sempre muito aguardada pelos alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) 'Edina Aparecida Bampa da Fonseca', no bairro rural Reforma Agrária, em Valinhos. A alimentação oferecida é enriquecida com as hortaliças e legumes cultivados na horta da escola.
Com a ajuda da Prefeitura, os canteiros foram realizados no ano passado e estão rendendo hortaliças, como Almeirão-Pão de açúcar, Almeirão Catalonia, beterraba, alface, salsinha, alface-roxa, alface crespa, alface-lisa, rúcula, rabanete, cebolinha e pimenta, além de algumas ervas, como boldo, erva-cidreira, hortelã e manjericão.
"Os alunos adoram e ficam na fila da merenda só para pegar salada de alface! Eu tenho o maior carinho pelos alunos e o meu maior prazer é vê-los comendo na hora da merenda salada plantada por mim na horta da escola ", destaca a auxiliar de serviços gerais, Marli Justi, responsável pela horte e que trabalha na escola há mais de vinte anos.
Para o secretário da Educação, Danilo Sorroce, esse projeto ambiental contribui para o aprendizado dos alunos, que acompanham desde o plantio até a colheita das verduras e legumes, como também os produtos da horta enriquecem a merenda.
"O objetivo é promover mudanças de atitudes e comportamentos frente à comunidade escolar, bem como conscientizar os alunos sobre alimentação saudável e incentivar o cultivo de horta em casa", explicou o diretor da escola, Odail Gialluca Filho
Apoio da Prefeitura e do Camping Macuco - A horta escolar fica em uma área de 300 m2, atrás da quadra poliesportiva. "Era uma área ociosa. Em 2012 até chegamos a fazer alguns canteiros no local, mas no ano passado, com o apoio da Prefeitura e do Camping Macuco, conseguimos fazer uma das maiores hortas escolares do município", comemora o diretor.
A Secretaria de Obras e Serviços públicos limpou a área, construiu os 32 canteiros com um metro de largura por três de comprimento em alvenaria e forneceu a terra. A formação dos canteiros contou com o apoio de funcionários do Camping Macuco e o plantio das sementes foi efetuado por funcionários da escola.