A Secretaria de Assistência Social de Valinhos realizou reunião nesta quarta-feira (30) com seis entidades parceiras do terceiro setor. O objetivo foi discutir a renovação de nove parcerias para 2020, como vem ocorrendo nos últimos dois anos, de acordo com o Marco Regulatório, conferido pela Lei Federal 13.019/2014.
Participaram da reunião os presidentes e os coordenadores da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, do Centro de Orientação Humana e Cristã Santa Rita de Cássia (COHCRIC), do Círculo de Amigos Patrulheiros, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), da Associação Cultural Educacional Social e Assistencial Capuava (ACESA) e do Recanto do Velhinhos.
A reunião foi aberta pela secretária de Assistência Social, Dulce Maria de Paula Souza, que fez esclarecimentos sobre o orçamento da pasta para o ano que vem. Ela também destacou o atual cenário financeiro do Sistema Único da Assistência Social SUAS) nos âmbitos municipal e nacional.
Apesar de todo o cenário de dificuldades enfrentado pela Assistência Social, Dulce ressaltou a importância do trabalho das entidades executados através do terceiro setor em Valinhos.
A Casa da Criança presta Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 6 a 12 anos, Serviço de Abrigo Institucional e Programa Família Acolhedora. O COHCRIC desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 6 a 12 anos.
O Círculo de Amigos Patrulheiros presta Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para adolescentes de 13 a 15 anos e trabalha o Programa Mundo do Trabalho. O trabalho com pessoas com deficiência e famílias é prestado pela APAE e ACESA. Já o Recanto dos Velhinhos realiza o Serviço de Acolhimento para Idosos.
A diretora do Departamento de Apoio Administrativo, Aline Guiraldelo de Sousa, esclareceu as providências que devem ser tomadas pelas entidades para a renovação das parcerias para 2020. No final da reunião, houve manifestações dos representantes das entidades sobre as dificuldades financeiras que vêm sendo enfrentadas perante a nova legislação.