A Prefeitura de Valinhos está construindo uma estrutura de contenção às margens do Córrego Invernada, próximo ao shopping da cidade. O gabião evita assoreamento, protege o asfalto e obstrui desmoronamento de terra causados por fatores climáticos ou construção de edificações e aterramentos. A obra também contribui para o grande projeto de combate às enchentes na região da Invernada.
Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, o talude natural é a terra das margens do córrego e a construção dos muros de gabiões reforça essa proteção porque garante estabilidade do talude, para que não ocorra nenhum deslizamento no local. Uma das vantagens é que a estrutura possui baixo impacto ambiental, o que torna o gabião permeável, permitindo a drenagem do fluxo de água que está sendo contido.
As equipes estão executando dois tipos de gabiões, o de caixa, no formato de paralelepípedo, que forma a base, as paredes verticais e a tampa, e o do tipo colchão, acoplado ao revestimento de canais hidráulicos. Os dois são utilizados na construção de canalizações, muros de barragem e de contenção.
O término dos trabalhos está previsto para a primeira semana de novembro. Durante as intervenções, o trânsito não precisará ser interditado. “Uma obra importante que está sendo feita pela primeira vez nesse trecho. Por ser construído por uma estrutura flexível, permite que o muro sofra recalques diferenciais sem que o talude perca a estabilidade”, disse o secretário de Obras, Gerson Luis Segato. A obra é um convênio com o governo estadual, através da Casa Civil e de recursos próprios municipais, no valor de R$ 147.526,13.