A Rota das Bandeiras, responsável pela administração do Corredor Dom Pedro de rodovias, entrega nesta sexta-feira (22), a terceira e última etapa das obras sob sua responsabilidade para canalização do Córrego Invernada, em Valinhos. Simultaneamente aos trabalhos da concessionária foram executadas obras pela Prefeitura de Valinhos, Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) e empresa Unilever.
O trabalho conjunto entre Rota das Bandeiras, Prefeitura, DAEV e Unilever é fundamental para combater as enchentes que afetam a região há décadas. As três últimas fases das obras foram iniciadas ainda no ano passado, com uma série de intervenções que respeitaram o cronograma previsto. Todo planejamento e execução das obras foram previamente discutidos e acompanhados pela Prefeitura e pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
"É um trabalho muito importante para toda a cidade de Valinhos e que terá impacto na qualidade de vida do morador agora e pelos próximos anos. Essa era uma grande obra que estava prometida há muitos anos e que viabilizamos com iniciativa e negociação, convocando todos os envolvidos a fazer sua parte. Estamos trabalhando sério e com responsabilidade pela nossa Valinhos e pelos moradores", afrimou o prefeito Orestes Previtale Júnior.
O prefeito agradeceu às equipes da Secretaria de Obras e do DAEV pelas obras realizadas simultaneamente com os trabalhos da Rota das Bandeiras, que mobilizaram equipes municipais na proposta de resolver um antigo problema da cidade. "Foi um esforço conjunto e coordenado para garantir resultados efetivos para o futuro da nossa cidade", afirmou, citando a construção do túnel linner pelo DAEV e as obras de microdrenagem projetadas e executadas pela Secrataria de Obras e Serviços Públicos.
O prefeito agradeceu ainda à Unilever, por sua parte no projeto, e também aos moradores, já que as intervenções provocaram alguns transtornos na região. "Fizemos o possível para evitar que todo o trecho da Invernada tivesse de ser interditado durante as obras. Fizemos interdições pontuais e necessárias para o projeto, tudo pelo melhor resultado", disse.
Emergencial
Em 2016, uma intervenção emergencial foi feita pela Rota das Bandeiras para canalizar trecho de 150 metros do Invernada, entre o Clube Atlético Valinhense e a alça de acesso para a Avenida Onze de Agosto, para conter erosão no local, sob o viaduto. Em 2017, a Prefeitura iniciou intensa negociação para a continuidade das obras. Foram necessárias muitas conversas e gestão para mobilizar as empresas envolvidas. O prefeito Orestes se reuniu com diretores da Rota das Bandeiras e da Unilever cobrando a execução dos trabalhos. "Tivemos conversas duras. Foi preciso comprometimento das duas empresas", disse o prefeito. A obra somente se concretizou após essas intensas negociações. "Finalmente o projeto saiu do papel", afirmou.
Gabiões
Ainda na Invernada, próximo ao shopping, a Prefeitura de Valinhos construiu uma estrutura de contenção às margens do Córrego Invernada. O gabião evita assoreamento, protege o asfalto e obstrui desmoronamento de terra causados por fatores climáticos ou construção de edificações e aterramentos. A obra também contribui para o grande projeto de combate às enchentes na região da Invernada.
Concessionária
As intervenções da terceira etapa executadas pela concessionária no trecho da Avenida Invernada entre a Rua Campos Salles e a região da Unilever teve nvestimento de R$ 5,5 milhões. Nessa etapa dos trabalhos, iniciada em maio deste ano, a Rota das Bandeiras executou a canalização de cerca de 700 metros do Córrego Invernada e de seu afluente localizado na altura da Rua Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota.
Além disso, foi feita toda a proteção do talude do córrego com concreto para evitar o risco de erosões e implantado o paisagismo às margens do Invernada. A seção hídrica do córrego também foi ampliada para garantir maior capacidade de vazão da água.
A execução das obras de canalização do Córrego Invernada foi assumida pela Rota das Bandeiras com a concessão do Corredor Dom Pedro, em abril de 2009, após Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Dersa e o Ministério Público como compensação pelo passivo ambiental gerado pela construção do primeiro trecho do anel viário Magalhães Teixeira (SP-083), entre as rodovias D. Pedro I (SP-065) e Anhanguera (SP-330), em 2001. As obras foram iniciadas em 2016 e, durante as três etapas de trabalhos, contemplaram os 800 metros de canalização do córrego, além de mais 200 metros de seu afluente.