As obras da reformulação total do Trevo de Valinhos, em trecho do Anel Viário Magalhães Teixeira (SP-083), deverão estar concluídas no início do segundo semestre de 2015. Esta é a previsão do engenheiro responsável pelo planejamento da implantação do projeto Paulo César de Conti, representante da concessionária Rota das Bandeiras, empresa da Odebrecht Transport que custeia a obra.
A notícia foi dada pelo engenheiro ao prefeito Clayton Machado de Valinhos nesta terça-feira (1º de abril) em visita ao canteiro de obras que contou ainda com a presença dos secretários municipais José Almeida Sobrinho (Transportes e Trânsito), André Barduchi (Desenvolvimento Econômico) e Paulo Bandina (Planejamento e Meio Ambiente).
Segundo Paulo César de Conti, a Rota das Bandeiras trabalha para entregar a obra o mais rápido possível, embora as interferências e desvios de tráfego para conclusão dos trabalhos no local sejam significativos. "As obras estão em ritmo acelerado, sem atrasos ou intercorrências. Por isso, esperamos finalizá-la o mais brevemente possível, em meados de julho de 2015, para que os usuários do novo trevo usufruam das benfeitorias que eliminarão os conflitos de tráfego existentes atualmente no local, garantindo muito mais segurança e conforto", explicou.
A reformulação do trecho teve início em outubro de 2013 e está orçada em R$ 16,2 milhões. O dispositivo está passando por alterações profundas que acabarão com os problemas no trânsito do trecho. Entre as mudanças, está prevista a construção de sete novas alças de acesso e dois novos viadutos. Além destas intervenções, o viaduto que existe hoje no anel viário Magalhães Teixeira, que liga as rodovias Dom Pedro (SP-065) e Anhanguera (SP-330), será ampliado para o aumento do número de faixas destinadas ao tráfego que passam sob a estrutura.
Para o prefeito Clayton, que ficou otimista com o andamento da obra, a solução dos conflitos no tráfego de veículos é muita aguardada. "Antes mesmo de ser prefeito, ainda enquanto vereador, eu já cobrava do governo do Estado melhorias nas alças de acesso do Anel Viário que sempre geraram riscos de acidentes e congestionamentos. Felizmente esta reformulação foi inserida pelo Governo dentro da programação de obras da Rota das Bandeiras", destacou.
Ribeirão Pinheiros – Outra obra visitada no mesmo dia pelo prefeito Clayton, secretários e pelo engenheiro da Rota das Bandeiras foi a canalização do Ribeirão Pinheiros, que atende a um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado em 2008 entre o Ministério Público, o governo do Estado e o DERSA (Desenvolvimento Rodoviário SA) para garantir a compensação ambiental por conta da construção do trecho leste do Anel Viário José Roberto Magalhães Teixeira.
Segundo a Rota das Bandeiras, nesta primeira fase as obras de canalização compreendem o trecho a partir da ponte Ribeirão dos Pinheiros, às margens da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Capuava, totalizando 340 metros. Na etapa seguinte, serão canalizados outros 320 metros do ribeirão. A obra, que deverá estar concluída até o final de 2014, vai contribuir para minimizar a ocorrência de alagamentos, comuns no período de chuvas, e acabar com as erosões das margens do córrego.
Saiba mais - O TAC prevê ainda a canalização do córrego Invernada. Em 1999, Valinhos sofreu uma das maiores enchentes da história. As chuvas que castigaram o município naquele ano elevaram o volume de água nos altos dos córregos em razão das obras do Anel Viário. O córrego Invernada transbordou, atingiu casas e levou carros. Naquele ano, 25 famílias do bairro Capuava foram transferidas para imóveis alugados pela Prefeitura. Em 2005, a chuva voltou a castigar a mesma região da cidade.