O prefeito de Valinhos, Clayton Machado recebeu a equipe de robótica Cyberzukas, do Sesi 404, na última sexta-feira (21), para parabenizar e desejar boa sorte aos estudantes. Entre os dias 25 a 31 de maio eles representarão o município no OEC (Open European Championship), um campeonato mundial da FLL ( First Lego League), que será realizado em Pamplona, na Espanha.
Durante a visita ao gabinete do prefeito, os estudantes fizeram uma encenação teatral sobre o dispositivo eletrônico DACEA (Dispositivo de Alerta Contra Enchente e Alagamento), que será apresentado no torneio internacional, que tem como tema 'Fúrias da Natureza'. A apresentação foi acompanhada também pelo secretário da Educação, Danilo Sorroce, e o diretor da Defesa Civil de Valinhos, Edilson Bruscalin.
O prefeito elogiou o projeto inovador dos estudantes, lembrando que Valinhos é uma das primeiras cidades da região a receber da ONU (Organização das Nações Unidas) o título de 'Cidade Resiliente', por estar preparada para enfrentar catástrofes.
"Os mecanismos de controle são fundamentais para a prevenção e, com esse projeto criativo, usando da tecnologia, vocês poderão colaborar com os órgãos públicos", disse Clayton Machado. A equipe já está em negociação com o Senai para a fabricação do sistema.
Liderada pelo técnico Anderson Bruno Santos, a equipe Cyberzukas é composta pelos estudantes Camila Biazioli, Matheus Zanata, Anderson Vulto, Thayla Bueno, Vitória Tifani, Leonardo Dourado e Gabriela Caluzi. A mentora da equipe é a diretora do Sesi 404, Luciene Trevizam.
A equipe, composta por alunos do 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental e 1º Ano do Ensino Médio, treina desde fevereiro, quatro horas por dia, de segunda a sábado.
Após classificar-se nas fases regional e estadual, a Cyberzukas garantiu a vaga no mundial o Campeonato Brasileiro, realizado entre os dias 21 e 23 de fevereiro, em Brasília, onde conquistou a 8ª colocação.
"O Sesi é a instituição que mais trabalha com Lego. Das oito equipes do Brasil que vão para o mundial, seis são do Sesi", contou o técnico Anderson Bruno Santos.
Esta é a segunda vez que Valinhos é representada no campeonato mundial de robótica. No ano passado, foram os alunos do Sesi 389 que participaram da competição, que foi realizada na Austrália.
Dispositivo - O DACEA (Dispositivo de Alerta Contra Enchente e Alagamento) é um sistema eletrônico que envia um sinal via rádio que alerta pessoas sobre possibilidade de ocorrer enchentes.
Para a montagem do dispositivo, os estudantes ouviram os técnicos da Defesa Civil de Valinhos, que acharam o sistema prático e inovador e também deram sugestões.
A aluna Camila Biazioli disse que, por meio desse projeto, os alunos estão sendo estimulados a pensar e a desenvolver ações em prol das outras pessoas. Já o Aluno Anderson Vulto destacou o trabalho desenvolvido "para chegar até aqui. A classificação é um reconhecimento desse trabalho", afirmou. Para a aluna Gabriela Caluzi, a participação no mundial representa a concretização de um sonho.