A Prefeitura de Valinhos iniciou esta semana as obras de prolongamento da Avenida Joaquim Alves Corrêa até sua ligação com a Avenida Independência no município de Vinhedo. As obras dessa nova fase, iniciadas na quarta-feira (8), serão custeadas com recursos da própria Prefeitura.
A Avenida Joaquim Alves Corrêa é uma das principais artérias da cidade conectando a região do bairro Nova Suíça com a região do Jardim Maracanã e é também a maior avenida da cidade com 4,2 quilômetros de extensão, do seu começo na Avenida Invernada até seu final na Rua Luiz Ramos, no bairro Jardim Maracanã.
Com o prolongamento até a conexão com a Avenida Independência em Vinhedo, a Avenida irá ganhar mais 1,2 quilômetro. O prolongamento é uma reivindicação de mais de 40 anos dos valinhenses e que agora sai do papel. É também alternativa para desafogar o trânsito intenso da Rodovia dos Andradas, que faz a ligação entre Valinhos e Vinhedo.
No começo desta semana, duas frentes de trabalho deram início à limpeza do terreno no final da Avenida Joaquim Alves Corrêa com a Rua Vereador Luiz Ramos para a montagem do canteiro de obras.
Segundo o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Pedro Medeiros, o projeto do prolongamento da avenida está pronto. “Nesta etapa, iremos realizar as obras nas áreas já desapropriadas. A vontade política e a determinação do prefeito Orestes Previtali Júnior irão beneficiar centenas de moradores e motoristas que se deslocam por essa importante avenida”, disse.
DUPLICAÇÃO
Em outra frente de trabalho, a prefeitura trabalha para finalizar a ponte da Avenida na região da Ponte Alta, no trecho entre o Campo do Jupa e a empresa Crivelari. Neste ponto, a ponte sobre o córrego Ponte Alta, que irá conectar a pista sentido bairro-centro, se encontra em fase final e deve ser entregue nas próximas semanas.
Assim, a Avenida Joaquim Alves Correa em toda sua atual extensão terá pista dupla, melhorando substancialmente a fluidez e a segurança no trânsito da região dos bairros Ponte Alta, Maracanã e Jardim do Lago.
A duplicação do trecho dois da Avenida Joaquim Alves Correa teve início na gestão anterior e a obra foi abandonada pela empresa contratada na época. A atual Administração realizou nova licitação e está prestes a concluir o projeto neste trecho.