A Prefeitura de Valinhos dará início no próximo sábado (29) - estendendo-se até o dia 18 de maio -, a Operação 'Cidade Limpa', que tem por objetivo conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo, eliminando criadouros do mosquito da Dengue, além de melhorar o aspecto de ruas e praças.
A operação será desenvolvida durante seis finais de semana, entre os meses de março (dias 29 e 30), abril (5, 6, 12, 13, 26 e 27) e maio (dias 10,11, 17 e 18). Ao todo, serão percorridos mais de 140 bairros que foram divididos por região. (Confira abaixo a programação completa).
Neste sábado (29), o primeiro dia de operação percorrerá os bairros Parque Portugal, Jardim Nova Espírito Santo, Capuava, Parque dos Cocais, Parque das Colinas, Jardim Centenário, Jardim Maria Rosa, Residencial Ana Carolyna I e II e Residencial Água Nova.
Já no domingo (30), a ação se estenderá aos bairros: Jardim Paraíso, Cecap, Jardim dos Manacás, Jardim Novo Mundo 1, 2 e 3, Residencial Fonte Nova, Jardim das Palmeiras, Jardim das Vitórias Régias e Jardim Itapuã.
Estrutura - Para o desenvolvimento dos trabalhos, a Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e de Obras e Serviços Públicos, disponibilizará durante toda a operação três máquinas retro-escavadeiras, 17 caminhões e 20 carros para dar maior estrutura no trabalho dos 170 servidores envolvidos.
"O objetivo dessa operação que foi instituída por esta Administração duas vezes ao ano, no primeiro e segundo semestres, é dar a oportunidade às pessoas de se desfazerem de objetos inservíveis (em desuso) de forma adequada, contribuindo, assim, com a construção de uma cidade sustentável", analisa o prefeito Clayton Machado.
A operação envolve ações de cata-bagulho, de limpeza de calçadas e passeios públicos, limpeza de pontos de descarte irregular de lixo e entulho, limpeza de bueiros, coleta de galhos, retirada de recicláveis (sucatas) em parceria com cooperativas e ações de conscientização da comunidade (distribuição de panfletos e colocação de placas) e coleta especial (como óleo de cozinha).
No dia da operação, os moradores dos Bairros abrangidos deverão colocar para o recolhimento os objetos em desuso, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, peças de metal, restos de madeira, entre outros, na calçada. Segundo a Prefeitura, por questão de operacionalização, apenas resíduos industriais não serão recolhidos.
Orientações – Durante a operação, é aconselhável acondicionar o entulho em sacos resistentes e em pequenas quantidades; amarrar, em feixes, os galhos de poda de árvores; armazanar o óleo de cozinha usado em garrafa PET; embalar as lâmpadas fluorescentes nas próprias caixas ou em jornais.
Dentro da programação 'Cidade Limpa', materiais devem ser colocados separadamente no passeio público, no período da manhã, e somente nos dias programados:Lixo eletrônico (aparelhos celulares, baterias, computadores, monitores, teclados, impressoras e televisores); sucata (eletrodomésticos); lâmpadas fluorescentes; bagulhos (móveis, madeira); pneus; entulho (restos de material de construção); galhos (poda de árvores)
PROGRAMAÇÃO