A Prefeitura de Valinhos iniciou nesta segunda-feira (9) uma operação de reforço do estoque de álcool em gel e sabonete líquido em todas as escolas e creches da rede municipal. São, ao todo, 52 unidades de Ensino Infantil e Fundamental com cerca de 11.600 alunos matriculados.
A medida integra o pacote de ações especiais adotado pela Prefeitura para combater o coronavírus e tem como objetivo garantir que professores, funcionários das escolas e todos os alunos da rede possam se prevenir contra o vírus.
Todas as escolas e creches já recebem regularmente o álcool em gel e o sabonete líquido periodicamente. O reforço no estoque é necessário devido ao aumento na procura de álcool e sabonete para higienização das mãos desde que o risco do coronavírus surgiu, no começo do ano.
Segundo especialistas, a prevenção é a melhor forma de evitar o contágio. Lavar as mãos com sabonete ou álcool em gel elimina o vírus e reduz o risco de contaminação.
Valinhos tem hoje três casos suspeitos de coronavírus à espera de resultado de laboratório. Outros sete já foram descartados. Não há nenhum caso confirmado na cidade.
A quantidade de álcool em gel e sabonete líquido entregue nesta semana varia de acordo com o tamanho da escola. “A Prefeitura está atenta às questões de saúde na cidade e por isso estamos distribuindo álcool e sabonete líquido extra nas escolas como forma de reforço na luta contra o coronavírus e quaisquer outras doenças contagiosas”, disse o secretário de Administração, Osvaldo Molon Filho, responsável pela ação.
No primeiro dia da operação, 24 escolas e creches já receberam o material. De acordo com Osvaldo Molon Filho, a previsão é de que o trabalho de distribuição seja finalizado até a próxima quinta-feira (12).