As aulas nas escolas municipais de Valinhos e nas creches contratadas serão suspensas a partir da próxima semana. Esta semana as escolas estarão funcionando normalmente para que os pais possam se organizar sobre a rotina dos filhos estudantes. Mas não haverá registro de faltas para os que deixarem de frequentar as aulas já nesta semana. Outras atividades serão suspensas.
Na manhã desta segunda-feira, o Grupo de Trabalho Especial do Coronavírus, convocado pelo prefeito Orestes Previtale Júnior, está debatendo as medidas que serão adotadas na cidade, com participação do secretário de Educação Zeno Ruedell. O grupo é liderado pela secretária de Saúde, Carina Missaglia.
Uma das primeiras medidas anunciadas, a suspensão das aulas tem como base as orientações do Ministério da Saúde, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. Já por volta das 10h, a Secretaria de Educação encaminhou a todos os diretores e coordenadores de todas as unidades escolares um comunicado endereçado a todos os servidores das escolas, estudantes e aos pais.
A rede escolar municipal inclui os Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), inclusive as creches contratadas, Escolas Municipais de Educação Básica (EMISBs) de ensino infantil e fundamental.
“Será uma semana para que os pais se organizem, pois, a partir do dia 23 não haverá aula e nenhuma atividade escolar na rede municipal até nova orientação”, explicou o professor Zeno Ruedell . Ele informou que a rede particular foi orientada a adotar as mesmas medidas.
De acordo com o comunicado, entre os dias 16 e 20 de março não será obrigatória a presença às aulas e não serão registradas faltas. Assim, durante esta semana, os pais deverão se organizar e programar para não mandarem seus filhos à escola.
Segundo Ruedell, nesta semana, direção, professores e demais funcionários estarão regularmente nas unidades educacionais para atender as crianças e alunos que ainda precisarem frequentar a escola.
“Ao longo desta semana iremos fornecer alimentação regularmente nas escolas, evitando ao máximo aglomerações, e vamos aproveitar para orientar nossas crianças e alunos sobre medidas de higiene, especialmente sobre a prevenção ao coronavirus”, comentou o secretário.
Não há previsão, segundo Ruedell, para o retorno às aulas e às atividades escolares, mas as informações serão divulgadas às unidades escolares e aos moradores com antecedência. “O momento é delicado e pede responsabilidade de todos. Acreditamos que o melhor a ser feito é suspender as aulas como uma das medidas para evitar a propagação do coronavirus para a saúde de todos. Esperamos contar com a compreensão da população”, disse Ruedell.