Como parte das comemorações dos 30 anos da Guarda Civil Municipal de Valinhos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão, incluiu na solenidade de encerramento, no último sábado (15), no Parque Municipal 'Monsenhor Bruno Nardini', um momento especial para a corporação, quando houve a primeira entrega de condecorações a guardas que se destacaram em suas atividades.
O prefeito Clayton Machado, juntamente com o secretário Ederson Marcelo Valêncio e o presidente da Câmara Municipal, o vereador Lorival Messias de Oliveira, entregou a sete homenageados as medalhas e barretas para uso no uniforme, todos contemplados por terem prestado relevantes serviços para a sociedade valinhense.
Três deles desempenharam um papel fundamental no salvamente de uma criança no ano passado que havia caído do colo da mãe e ficado desacordada. Na época, os GCMs Vagner Lapresa (hoje com 15 anos de corporação), Marcos de Freitas da Silva (há 14 anos no efetivo) e Gilmar José Barbosa (há 10 anos no quadro de servidores da Guarda), trabalhavam juntos na equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e, de forma ágil, acolheram a mãe e a criança na viatura e as levaram para o serviço médico de emergência, onde a vítima foi reanimada e salva pelos médicos.
Os três receberam a condecoração 'Mérito da Vida' - destinada a premiar os guardas que, por dedicação, abnegação e capacidade profissional, hajam prestado bons serviços à corporação resultando em salvamento de pessoas em situação de risco de vida. Outro que recebeu esta mesma condecoração foi o GCM Sidnei Gonçalves, que há 15 anos foi incorporado ao efetivo e há 13 atua diariamente no Grupamento de Bombeiros. Prestativo, há cerca de cinco meses e por telefone, ele não mediu esforços para orientar e ajudar uma mãe em desespero, a socorrer seu bebê que havia engasgado com alimento. A ação de Gonçalves foi bem rápida.
"Aprendi a fazer este tipo de atendimento em um curso de especialização em resgate. Deu tudo certo, pois quando o resgate chegou à residência, a criança já estava restabelecida. Faz parte do meu trabalho, mas este salvamento me marcou muito", disse. Perguntado quanto à condecoração, o guarda bombeiro foi enfático: "Eu nem esperava receber esta condecoração, foi uma surpresa para mim! Me sinto sim mais valorizado, principalmente por saber que fui lembrado pelo município", destacou.
Mais méritos – Já os guardas Leandro Pereira da Silva e Márcio Roberto Banhe, que há 13 e 22 anos, respectivamente, atuam na corporação, foram homenageados com a condecoração de 'Mérito de Ação', destinada a premiar os Guardas Civis Municipais que, por dedicação, abnegação e capacidade profissional, tenham prestado bons serviços à corporação. Ambos integram o Grupo ROMU CANIL. Possuem em seu currículo diversos cursos voltados ao trabalho, adestramento e treinamento com cães e destacam-se pela foram arrojada com que vêm desempenhando em ações de combate ao tráfico de entorpecentes.
A guarda Silvana Josefina Alves Porto, com quase 17 anos de serviço público, também foi contemplada. Ela recebeu a medalha de 'Mérito da Cidadania', destinada a premiar os Guardas Civis Municipais que, por dedicação, abnegação e capacidade profissional, tenham prestado relevantes serviços à corporação, demonstrado de forma especial e destacada compromisso com a comunidade valinhense nas questões de cidadania e bem-estar da população. Silvana destacou-se em 2013 ao atuar em apoio à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação na identificação e encaminhamento de pessoas em situação de rua.
Lei Municipal – O projeto do Executivo que estabelece condecorações e prêmios aos componentes da GCM, de nº 4.979, foi sancionado pelo prefeito no último dia 13 de março, como parte das comemorações dos 30 anos da corporação, criada pela Lei n° 1.932, de 4 de outubro de 1983, na gestão do ex-prefeito Vitório Antoniazzi.
O objetivo da Lei é homenagear àqueles que tenham prestado relevantes serviços para a sociedade valinhense, a fim de reconhecer, agradecer, homenagear e recompensar o mérito profissional da bravura, da colaboração, do desempenho, da dedicação e do interesse pelo aprimoramento.
Além das medalhas destinadas durante as homenagens de sábado, há as medalhas de 'Merito da Guarda', destinada a premiar os Guardas Civis Municipais que se destacarem durante o ano e 'Mérito da Corporação' àqueles que, por dedicação, abnegação e capacidade profissional, hajam prestado bons serviços à corporação, durante dez anos, 20 anos, 25 anos e 30 anos, ininterruptos ou não.
Encerramento – As comemorações aos 30 anos da GCM de Valinhos foram promovidas pela Prefeitura, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Municipais e Autarquias de Valinhos, Louveira e Morungaba e da Câmara Municipal, entre os últimos dias 13 e 15.
Entre as atividades foi realizado o 1º Congresso Estadual das Guardas Municipais – GCM Valinhos". Elas contaram com a presença de diversas autoridades municipais e do renomado jornalista da Record, Celso Freitas, cerimonialista dos eventos de abertura e encerramento.
Freitas apresentou um DVD com um vídeo documentário, narrado por ele próprio, sobre a história da Guarda de Valinhos e uma revista com 20 páginas, que contam a história da evolução da corporação, além de um selo comemorativo. Os materiais foram produzidos pela Nwmídia – Marketing Digital, cujo sócio-proprietário, Luiz Celso Freitas, é filho do jornalista.
Também houve no encerramento (sábado, dia 15), no Palco I do Parque Municipal, apresentações musicais, abertas ao público, onde se apresentou a Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos, seguida de show sertanejo universitário com Sidney Rios e Banda G5, além da participação da companhia de dança Kalahari.