Durante 90 minutos, a psicóloga e consultora de desenvolvimento humano Mônica Salomão destacou a importância de a mulher cultivar "uma satisfação interna, independentemente de quem está ao seu lado ou do que pensam sobre ela, pois ninguém é responsável pela nossa imagem, exceto nós mesmos".
A atividade, realizada na última sexta-feira (14), na sala Ivan Fleury Meireles, no Paço Municipal de Valinhos, fez parte das comemorações alusivas à Semana da Mulher e foi organizada pelo Fundo Social de Solidariedade.
A psicóloga lembrou o que prega a cultura em relação à condição feminina. "Diz para a mulher ser acolhedora, para assim receber a sua cota de carinho. Porém, isso não é verdade, nós é que temos que tomar conta de nós mesmos". Para isso, completou Mônica Salomão, o cuidado com a autoestima é fundamental para que, assim, a mulher possa atuar plenamente na sociedade.
A primeira-dama e presidente do FSS, Sueli Machado, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Marilene dos Santos, estiveram presentes e destacaram a importância das comemorações ao Dia Internacional da Mulher, como forma de conscientizar o público feminino sobre o papel que desempenha na sociedade.
A realização da Semana da Mulher Valinhense cumpre a Lei Municipal 3.979 de 16 de março de 2006, com o objetivo de propor políticas públicas voltadas à mulher, priorizando a sua qualidade de vida e a ampliação do espaço por ela ocupado na sociedade.
A organização das comemorações deste ano contou com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; da Prefeitura por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Habitação, Saúde, Esportes e Lazer e Fundo Social de Solidariedade; Grupo Rosa e Amor; Clube de Mães e Câmara Municipal.
Além de palestras, as atividades realizadas entre os dias 8 a 14 de março também incluíram caminhada, ações voltadas à saúde, tarde de lazer, homenagens, dentre outras ações dirigidas às mulheres.