Dentro das comemorações promovidas pelo Rotary Club de Valinhos pela passagem do Dia Internacional da Mulher e do Mês da Alfabetização Rotariano, a diretora de Divisão de Atenção ao Idoso da Prefeitura de Valinhos, Marisa Adriana Galvão Mathias da Silva, foi homenageada pelo Clube na última quinta-feira (13) enquanto mulher de destaque e pelo trabalho na área de alfabetização de idosos.
Mariza foi convidada a receber a homenagem pela criação e implantação do Projeto de Alfabetização Não Formal 'O Tempo me Ensinou', desenvolvido junto aos participantes do Programa de Atendimento ao Idoso da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, e do Programa de Apoio Pedagógico para crianças, adultos e idosos com dificuldades físicas ou intelectuais.
Durante as homenagens, Mariza apresentou algumas ações desenvolvidas por meio desses dois projetos, "que tem transformado a vida de muitas pessoas". Ela relatou o caso de um rapaz de 20 anos que perdeu a mão direita em um acidente de trabalho com o qual promoveu a estimulação cerebral e a reorganização neurológica para que ele se tornasse autônomo e conseguisse fazer suas tarefas diárias e recuperasse a autoestima. "Foi um trabalho maravilhoso e, no final, o rapaz me disse 'parece que nasci canhoto'', contou.
Os representantes do Rotary Club elogiaram o trabalho da educadora e a preocupação do poder público com a alfabetização dos idosos, que não tiveram oportunidade de aprender a ler e a escrever por múltiplos fatores. Segundo o Clube, essas homenagens visam estimular trabalhos na área da alfabetização, já que o país ainda possui muitas pessoas analfabetas.