Depois de uma primeira etapa com grande procura e lotes de vacina esgotados, a segunda fase da campanha nacional de vacinação contra gripe, que teve início nesta quinta-feira (16), registrou movimento menos intenso em Valinhos. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade têm doses disponíveis para o grupo de risco que inclui doentes crônicos.
Nesta sexta (17), um posto móvel será montado no Bom Retiro, no Centro de Controle de Zoonoses, na Rua Luiz Bissoto, 555, para atender moradores da região, já que a UBS do Bom Retiro está em reforma. Nos demais dias da campanha, os moradores podem se vacinar na UBS do Jardim Pinheiros.
A segunda etapa vai até o dia 9 de maio, conforme a disponibilidade das doses de vacina, nas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Valinhos. O horário de vacinação é entre 8h30 e 13h.
Nesta etapa podem se vacinar profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
Motoristas devem apresentar documento que confirme a atuação profissional. Motoristas de caminhão ou ônibus poderão apresentar a carteira de habilitação para categorias C, D e E, conforme seu trabalho.
Doentes crônicos que não frequentam as UBSs devem apresentar carta do médico ou receita de uso de contínuo de medicação específica para a doença. A carta ou receita não é necessária para paciente da unidade de saúde que tenha a doença crônica registrada em seu cadastro.
Segundo a Secretaria da Saúde, as vacinas continuam disponíveis para o público-alvo da primeira fase, idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde, que ainda não tenha se vacinado.
A terceira fase da campanha nacional de vacinação tem início no dia 9 de maio, quando ocorre o Dia D da Vacinação, e atingirá professores das escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade, pessoas com deficiência.
Espaços alternativos
A vacinação continua sendo feita na segunda etapa em espaços alternativos, como escolas, centros comunitários e tendas, todos próximos às UBSs. O objetivo é evitar que os grupos de risco, alvo da campanha, fiquem em contato com os demais pacientes das UBSs.
A campanha vai até 22 de maio. Em Valinhos, o público alvo é de 37,8 mil pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% dessa população.
CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE:
UBS PINHEIROS (UBS BOM RETIRO) – Centro Comunitário do Jardim Pinheiros
UBS FRUTAL – Tenda em espaço junto à UBS
UBS IMPERIAL – EMEB Lélia Franco Bueno Leme
UBS JUREMA – Tenda em espaço junto à UBS
UBS MACUCO – Dentro da UBS
UBS MARACANÃ – CEMEI Alberto Juliano Serra
UBS PARAÍSO – EMEB Cecília Meirelles
UBS PORTUGAL – EMEB Prof. Marli Aparecida Borelli Bazetto
UBS REFORMA AGRÁRIA – Tenda em espaço junto à UBS
UBS SÃO BENTO – Dentro da UBS em espaço distinto
UBS SÃO MARCOS – Dentro da UBS em espaço distinto
UBS VILA ITÁLIA – Tenda em espaço junto à UBS
UBS VILA SANTANA – Na área do CETS