Valinhos registrou nesta quarta (29) mais um caso positivo de Covid-19, um médico, morador do bairro Fazenda São José, que não manifestou sintomas e fez o exame em laboratório particular. Com isso, já são 39 casos positivos de coronavírus em Valinhos, com cinco mortes.
Os dados incluem moradores de outros municípios que frequentam Valinhos e foram atendidos na rede de Saúde da cidade. Nesta quarta, Valinhos tem 16 pacientes internados em UTIs dos hospitais Santa Casa e Galileo em estado grave, além outras seis pessoas internadas em enfermarias, com quadros média complexidade.
Há quatro casos de mortes suspeitas à espera da divulgação do resultado dos exames.
A Secretaria da Saúde contabiliza casos de munícipes e não munícipes confirmados com covid-19 na mesma tabela de dados, já que todos os não munícipes com exames positivos têm alguma ligação com a cidade, como por exemplo imóveis de veraneio (chácaras para finais de semana), relações familiares e de trabalho.
Dos 39 casos confirmados da doença hoje, 34 se recuperaram e cinco morreram. Dos contaminados, Valinhos tem 22 pacientes recuperados e três mortes. Há ainda 12 recuperados e dois mortos de outras cidades, como Campinas e Itu.
A cidade soma nesta quarta 78 casos suspeitos esperando resultados de exames no Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Estado da Saúde.
A recomendação do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e da Organização Mundial da Saúde é para que as pessoas evitem sair de casa. O isolamento social é a melhor forma de se proteger do coronavírus.
Confira os registros:
39 casos positivos, sendo 34 pacientes recuperados e 5 mortes
78 pacientes suspeitos aguardando resultado de exame
3 mortes em investigação
172 casos negativos
18 óbitos descartados
16 pacientes suspeitos internados na UTI
6 pacientes suspeitos internados em enfermaria
Lista completa dos casos confirmados de Covid-19 em Valinhos:
- 5 no Jardim Paiquerê
- 3 no Jardim Pinheiros
- 3 na Vila Embaré
- 2 na Vila Pagano
- 1 no Jardim Recanto
- 1 no Jardim Santa Helena
- 1 no Jardim Nova Palmares
- 1 no Jardim Nova Palmares 2
- 1 na Vila Olivo
- 1 na Vila Angeli
- 1 na Vila Faustina 2
- 1 no Parque Portugal
- 1 no Jardim Santa Rosa
- 1 no Parque das Colinas
- 1 no Jardim Samambaia
- 1 no Fazenda São José
- 14 moradores de outras cidades, como Campinas e Itu
Mortes confirmadas
- Homem de 69 anos, morreu no dia 5 de abril na Santa Casa, onde estava internado desde o dia 1 de abril. O paciente tinha histórico de neumopatia crônica, cardiopatia e diabetes.
- Homem de 64 anos, internado no dia 26 de março e morreu no dia 29. Tinha histórico de pressão alta.
- Homem de 90 anos, internado no dia 2 de abril na Casa de Saúde, em Campinas, e teve alta no dia 4. Voltou a ser internado por complicações da doença no dia 9 e morreu no dia 14 de abril.
- Homem de 82 anos, internado na UTI Santa Casa dia 14 de abril e morreu dia 17 de abril. Morador de Campinas (Jardim Centenário), tinha comorbidades (doença neurológica, doença cardiovascular, diabetes e doença renal) e mantinha vínculos com Valinhos.
- Homem de 83 anos internado na UTI do Hospital Galileo no dia 26 de abril. Morreu dia 26. Ele tinha comorbidades (doença cardiovascular e diabetes) e morava no bairro Brasil, em Itu (SP), mas mantinha vínculo com o município.