O sistema drive thru do Quarta É Feira será mantido no CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio) Adoniran Barbosa, ao lado do Terminal Rodoviário, em Valinhos, nesta quarta-feira (6). O atendimento será das 17h às 20h como nas duas semanas anteriores. Os clientes da feira podem comprar os produtos sem descer do carro, com total conforto e segurança.
O atendimento drive thru foi estabelecido como forma de prevenir a disseminação do coronavírus em Valinhos em meio à pandemia e garantir que os agricultores possam escoar a produção e minimizar as perdas.
Com apoio da Prefeitura Municipal de Valinhos, a ação, coordenada pelo Departamento de Apoio à Agricultura, conta com cerca de 20 bancas com produtos variados, oferecidos por produtores rurais do município, entre eles verduras, legumes, cogumelos, ovos, frutas, pamonha, mel, doces e artesanato, inclusive máscaras de tecidos laváveis.
Seguindo todos os protocolos exigidos na prevenção ao coronavírus, orientados pela Vigilância Sanitária, esta será a terceira edição da Quarta é Feira drive thru. São esperados novamente mais de 100 veículos no CACC, acessando o espaço pela Avenida dos Esportes (na pista sentido bairro-Prefeitura, oposta à Rodoviária), em fila única, em direção aos estandes de vendas em formato de ‘U’ até a saída.
O esquema conta com o apoio de agentes de Mobilidade Urbana e da Guarda Municipal, que controlam o acesso dos veículos e fiscalizam o cumprimento das normas estabelecidas para o funcionamento.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Gustavo Bottura Previtali, o esquema de atendimento pelo sistema drive thru deu certo e foi aprovado pelos produtores e consumidores que levam em média 25 minutos para percorrer todas as bancas.
Os clientes são recebidos pelos produtores, no máximo dois por banca, que usam máscaras e usam álcool em gel para higienização pessoal e das embalagens. Depois de escolher os produtos, os clientes podem pagar, preferencialmente, com cartão de débito ou crédito. As máquinas são higienizadas a cada compra.
O secretário reforça que o sistema foi adotado para ajudar os pequenos produtores com a venda de sua produção e geração de renda neste momento de quarentena. “Os produtores estavam perdendo colheitas porque não conseguiam fazer a venda. E os consumidores podem continuar comprando produtos de qualidade, fresquinhos e com ótimos preços”, destacou.
A orientação é para que os clientes estejam com máscaras e fiquem somente no interior de seus veículos, de onde fazem os pedidos e são atendidos pelos feirantes a uma distância de dois metros. Os vendedores também utilizam máscaras, luvas e higienizam as embalagens das mercadorias com álcool 70%.
Outra recomendação é que os clientes permaneçam no drive thru pelo menor tempo possível. “Estipulamos cinco minutos por venda, a cada cliente, por estande. Assim todos podem aproveitar as compras sem prejudicar a circulação dos veículos e aglomerações nas filas”, pediu o secretário Previtali.
Tradição
A Quarta É Feira é realizada há quase três anos. Normalmente a feira conta com a participação de cerca de 40 pequenos produtores rurais de Valinhos que oferecem produtos fresquinhos, direto da plantação para a mesa do consumidor.
Para mais informações sobre o novo atendimento da feira, o telefone é o 3849-8091, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.