Assim que a quarentena da pandemia de coronavírus terminar e as aulas forem retomadas na Rede Municipal de Ensino de Valinhos, as mais de 2,6 mil crianças atendidas nas creches municipais vão contar com novos materiais e brinquedos pedagógicos. Trata-se de uma das maiores aquisições de material pedagógico para essa faixa etária realizada pela Prefeitura de Valinhos.
Os materiais serão encaminhados aos oito Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), as creches municipais, e também às duas novas unidades, no Jardim Nova Palmares 2 e no Jardim São Luis, que serão inauguradas em breve. A aquisição foi feita após estudo e pesquisa promovidos pela equipe pedagógica, que avaliou todo o material atualmente disponibilizado nas creches.
“Através desse estudo, constatamos que precisávamos de jogos de construção, jogos simbólicos e jogos sociais, com os quais pudéssemos trabalhar com nossas crianças as questões sensoriais e motoras”, explicou a professora Juliana Polidoro da Silva. Ela e a professora Priscila Capelli de Paula Dias participaram da pesquisa e indicaram os materiais a serem adquiridos.
O secretário de Educação, professor Zeno Ruedell, disse que a aquisição desse lote de material reforça o projeto pedagógico de qualidade desenvolvido no Município, estabelecido a partir de três pilares: infraestrutura de qualidade; docentes qualificados, atualizados e envolvidos; e material para o desenvolvimento do trabalho.
“Temos uma excelente infraestrutura educacional, profissionais em constante atualização e estamos dotando nossas unidades de materiais para o desenvolvimento da missão de educar nossas crianças, começando ainda na tenra idade, como foi o caso da aquisição desse grande lote de material pedagógico e brinquedos para nossas creches”, disse Ruedell.
Entre os materiais adquiridos estão aramado, prancha seleção, big construtor, caixa bloco lógico gigante, bebê apoio, caixa de encaixe, palhaço equilibrista, conjunto de ferramentas, tracobol e aramado casinha. “Com esse conjunto de material estruturado é possível desenvolver em nossas creches atividades de coordenação motora, atenção, equilíbrio, concentração e criatividade”, comentou a professora Juliana.
Juliana citou como exemplo atividades de controle do corpo e brincadeiras que poderão ser desenvolvidas com as crianças do Berçário 1. “Agora temos materiais para trabalhar com cada um dos segmentos das nossas creches”, afirmou.
Para a professora Priscila, é um avanço importante para a educação infantil de base, que contempla o Berçário 1, Berçário 2, Maternal 1 e Maternal 2, pois permitirá explorar ainda mais a parte sensorial das crianças. “O novo lote vai complementar o que atualmente utilizamos nas nossas creches”, disse.
A qualidade do material adquirido é outro ponto que o secretário de Educação faz questão de destacar. “Tudo o que adquirimos seguiu estritamente a orientação da equipe pedagógica, especialmente a qualidade do material”, afirmou.
Através da equipe pedagógica da Secretaria de Educação, diretores, coordenadores, os mais de 20 professores e 250 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) que atuam nas creches municipais receberam informações e foram orientados para essa questão. “Quando as aulas forem retomadas, nossa equipe já estará preparada para esse novo momento”, disse Ruedell.