O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) recebeu três carretas carregadas com tubulações que serão utilizadas para reconstrução e modernização do emissário de esgoto que cruza o Ribeirão Pinheiros na Vila Santana. “Mais uma importante obra de saneamento básico realizada pelo DAEV e pela Prefeitura para trazer benefícios para toda cidade, especialmente para o meio ambiente”, afirmou o presidente do DAEV, Ricardo Gardin.
O material chegou à cidade na semana passada, um dia depois da entrega de um carregamento de anéis de concreto liso que serão utilizados na construção das caixas de passagem do emissário.
Todo o equipamento foi depositado no estacionamento do Ginásio Clemente Marchiori, na Vila Santana, próximo ao local da obra, o que facilitará seu manuseio.
De acordo com Gardin, o emissário que cruza o Ribeirão Pinheiros havia sido danificado pelas fortes chuvas da semana anterior e a equipe do Departamento de Operação e Manutenção agiu rápido para conter o vazamento de esgoto no ribeirão.
Segundo Gardin, nesse trecho o emissário cruza o ribeirão em dois pontos, próximo à linha férrea e abaixo do ginásio de esportes e estava vulnerável ao aumento da velocidade e do volume de água do ribeirão em função de fortes chuvas.
“As obras já estavam previstas, uma vez que o emissário é bem antigo e responsável pelo afastamento de grande parte do esgoto doméstico coletado nos bairros e na região central da cidade até a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Capuava. O emissário precisava ser refeito, sobretudo para tirá-lo do leito do ribeirão”, disse Gardin.
No total, serão construídos 320 metros de emissário junto à margem direita do Ribeirão Pinheiros, ao lado da Cancha de Bocha do Operário e do Ginásio de Esportes em direção à ETE Capuava.
Além do novo emissário de esgoto, nesse trecho Prefeitura e DAEV também realizam obras de combate às enchentes no cruzamento da Avenida dos Estados com a Rua Arthur Fernandes.