O Centro de Apoio e Triagem para a Covid-19, estrutura criada pela Prefeitura para atendimento exclusivo de pacientes com suspeita de covid-19, registrou 888 atendimentos até esta segunda-feira desde o dia 2 de julho, quando começou a funcionar. O Centro de Apoio atende no Centro de Especialidades Valinhos 1 (CEV 1), antigo CAUE, na Avenida dos Esportes, 335, região central da cidade.
O CEV foi adaptado para oferecer mais conforto e comodidade aos doentes com suspeita de covid-19. A importante iniciativa da Prefeitura para ampliar a rede de atenção aos casos de coronavírus, no momento em que os números da doença aumentam de forma preocupante, tem recebido elogios dos pacientes que passam pelo local
A qualidade do atendimento do Centro de Apoio também tem sido bastante elogiada nas redes sociais pelos moradores. Nos 13 dias de funcionamento, de segunda-feira a sexta-feira, o local recebeu em média 68 pacientes por dia. Foram realizadas no período 526 consultas médicas, 434 testes rápidos com 188 resultados positivos, 43% dos testes aplicados, e 84 coletas de swab.
O Centro de Apoio e Triagem é uma alternativa ao serviço oferecido na tenda montada junto à UPA. A Secretaria da Saúde aumentou a capacidade de atendimento de casos mais leves da doença.
A nova unidade conta com dois médicos, um enfermeiro e três técnicos de enfermagem, Funciona entre segunda e sexta-feira, das 7h às 19h.
Os pacientes são cadastrados e passam por avaliação médica e exames. Os casos mais simples serão orientados a voltar para casa e ficar em isolamento social. Os mais complexos serão encaminhados para atendimento na UPA e, se necessário, para internação na Santa Casa.
A Secretaria da Saúde também centraliza no Centro de Apoio e Triagem a realização dos testes para a covid-19. A medida é mais uma ação da Prefeitura no combate à pandemia na cidade.
Veja abaixo outras importantes ações adotadas pelo Município:
- Aumento do número de leitos de UTI para Covid-19 nos hospitais
- Criação do pronto-socorro infantil, ginecológico e obstétrico para desafogar a UPA e permitir que gestantes e crianças sejam atendidos com mais conforto e segurança, minimizando riscos de contágio pela Covid-19
- Instalação de uma tenda do Exército na UPA para triagem de pacientes da Covid-19
- Instalação de tendas e estruturas de apoio em todas as UBSs para a vacinação da gripe, evitando que os idosos tenham contato com demais pacientes da unidade e reduzam os riscos de contágio
- Desinfecção das ruas, especialmente em unidades de saúde, Rodoviária, pontos de ônibus e locais de grande circulação
- Entrega de 12,5 mil kits de alimentação para as famílias dos alunos da rede municipal, em abril e junho
- Entrega de 12,5 mil kits de hortifrútis para os alunos da rede municipal em julho
- Entrega de 3,5 mil kits de alimentação, pela Secretaria de Assistência Social, para famílias em situação de vulnerabilidade
- Criação de um sistema de aulas digitais para os alunos da rede municipal.
- Compra de EPIs para os profissionais da saúde, insumos e uso da criatividade para costura de máscaras em rede solidária de costureiras na cidade
- Gestão responsável do contrato com a Santa Casa, que prevê repasse de R$ 27 milhões durante o ano de 2020, incluindo recursos para atendimento de internações pela Covid-19