Decreto publicado no Boletim de Atos Oficiais da Prefeitura de Valinhos nesta segunda-feira (30) determina que todos os alunos da rede municipal de ensino vão progredir para o ano letivo subsequente em 2021. A progressão será automática.
Dessa forma, não haverá apuração de notas com provas, trabalhos ou testes. Também não será feita contagem de faltas em nenhuma série.
A volta presencial às aulas só ocorrerá em 2021.
A medida foi adotada por conta da pandemia da covid-19, que paralisou as aulas presenciais e forçou a Prefeitura a adotar ensino à distância e entrega de material impresso nas escolas como alternativa para o aprendizado.
O decreto determina que todo o conteúdo letivo de 2020, apresentado de forma digital ou disponibilizado em material impresso, substitua os conteúdos presenciais. Todo esse material será considerado equivalente às horas-aulas que não puderam ser ministradas presencialmente por causa da pandemia.
A Secretaria de Educação ainda aguarda os desdobramentos da pandemia para estabelecer o calendário letivo para o próximo ano. Nesta segunda-feira, o governo do Estado anunciou a volta de todos os municípios para a Fase Amarela, que prevê restrição de horários de funcionamento de atividades do comércio e de serviços.
Os planos de curso de todas as séries em 2021 estão sendo reformulados para sanar os eventuais prejuízos pedagógicos causados pela suspensão das aulas presenciais. Dessa forma, a Secretaria de Educação espera compensar essas eventuais perdas e garantir o aprendizado a todo os alunos da rede.
(30/11/2020)