As novas tecnologias conferem maior visibilidade aos arquivos públicos, na esteira da expansão dos movimentos de preservação de arquivos, que, muitas vezes, necessitam de armazenamento prático e consultas rápidas.
Com essa proposta, a Prefeitura de Valinhos, por meio do Departamento de Planejamento e Meio Ambiente, começou a implantar uma ação inédita: uma ferramenta que permite a digitalização e captura de dados das fichas de urbanismo do setor.
Ainda dentro do novo projeto será criado um sistema de gerenciamento online para a tramitação e publicação de expedientes eletrônicos, com o propósito de facilitar a comunicação interna e externa.
"O projeto se faz necessário porque as fichas eram feitas em papel e escritas à mão há quase 60 anos (desde 1955) e sofrem um desgaste natural, conforme o tempo", explica o secretário de Planejamento, Paulo Bandina.
O objetivo principal, segundo Bandina, é criar uma plataforma que permita gerenciar de forma automática um sistema de 50 mil fichas que ainda são registradas em papel.
A implantação da nova ferramenta será composta por seis fases, divididas em: escaneamento das fichas; indexação e captura dos dados digitalizados; validação manual dos dados; integração do modelo da ferramenta; implantação e configuração da ferramenta e treinamento e startup. A primeira fase já está concluída e a segunda está prevista para começar em breve.
O uso da informática para encurtar o caminho que um projeto percorre até ser aprovado e o prazo para o cumprimento de cada etapa; cálculo de área informatizado; pagamento de taxas pela internet; disponibilização de informações sobre o município no site da prefeitura, entre outras, são medidas que também já estão sendo construídas pela Secretaria Municipal de Planejamento
"A informatização do cadastro municipal, onde constam, entre outros dados, localização, dimensão e zoneamento dos terrenos, é uma das principais providências desta nova fase", completa Bandina.