Numa cerimônia rápida e simples no Paço Municipal, a nova composição dos Conselhos Administrativo e Fiscal do Valiprev (Instituto de Previdência Social dos Servidores de Valinhos) foi empossada na última terça-feira (5). Ao todo, participaram do evento 22 servidores públicos, entre titulares e suplentes, que acompanharão às atividades do triênio 2021/2023.
A posse foi realizada com a presença da prefeita Capitã Lucimara Godoy, do vice e chefe de gabinete, Osvaldo Luiz de Rocco, e do presidente do Valiprev, Eduardo Bonachela. Na declaração oficial de posse, a prefeita ressaltou às atividades do instituto previdenciário. “Sabemos da importância do Valiprev para a vida do servidor. Esta será uma excelente gestão”, desejou.
Na leitura do ato, feita pelo vice, ele enalteceu a participação dos conselhos. “Os conselhos são de relevante interesse público”, afirmou Rocco. Já o presidente do Valiprev parabenizou os conselheiros e incentivou a participação dos suplentes nesta gestão. Segundo ele, ambos conselhos receberão cursos de capacitação, ainda sem data definida e realizados a distância. Ele ressaltou a presença feminina em ambos conselhos, com a presidência do Conselho Administrativo a cargo de servidora Kerolin End Impassionato Dal Bianco e no Fiscal sob a responsabilidade da servidora Patrícia Moraes Bonci.
A composição dos conselhos é feita por meio de eleição pelos próprios servidores públicos e indicação pelo Poder Executivo. São eleitos cinco servidores públicos, sendo três para o Conselho Administrativo e dois para o Fiscal, com o mesmo número de suplentes. Já a indicação é de seis servidores públicos, sendo três para cada conselho, além dos respectivos suplentes.
A servidora Fernanda Simões Lopes, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, foi indicada para o Conselho Fiscal. “Os conselhos são de extrema importância. Vamos acompanhar e participar do funcionamento da Valiprev”, reforça. Já a servidora Fernanda Tetti de Barros Correia, lotada no gabinete da prefeita, foi eleita para o Conselho Administrativo. “Sempre foi um anseio meu participar da vida do Valiprev. Espero contribuir com uma boa gestão”, explicou.
A cerimônia foi feita somente com a presença dos conselheiros, respeitando os protocolos de segurança, em função do Covid-19. A composição está prevista em decreto, que será publicado na próxima edição do boletim municipal.
Atribuições
A eleição de ambos os conselhos foi realizada na última semana de novembro do ano passado. Foi considerado um número expressivo de candidatos inscritos, totalizando 17 candidaturas, sendo nove para o Conselho de Administração e oito para o Conselho Fiscal.
O Conselho de Administração é um órgão consultivo-deliberativo colegiado, responsável por examinar as concessões de benefícios previdenciários, aplicações de recursos, aquisição e alienação de bens imóveis, aconselhar a Diretoria Executiva quando consultado, bem como de aprovar proposta orçamentária, dentre outras atividades.
Já o Conselho Fiscal também é um órgão consultivo-deliberativo colegiado, que emite pareceres sobre os balancetes mensais e o balanço anual do Valiprev, podendo inclusive rejeitar ou aprovar suas contas, fiscaliza a aplicação dos recursos, denuncia irregularidades às autoridades competentes, examina as licitações realizadas pela autarquia, entre outras.
O Conselho Administrativo é composto por:
Titulares indicados pelo Executivo:
Marcos Fureche, servidor efetivo da Câmara Municipal de Valinhos;
Luiz Henrique Andretto, servidor efetivo do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos;
Clarissa Faria Pedroso, servidora efetiva da Secretaria da Saúde.
Suplentes indicados pelo Executivo:
Rodrigo Fernando Piera Agostinho, servidor efetivo da Secretaria da Fazenda;
Edson Eduardo Carazzole, servidor efetivo da Secretaria de Administração;
Marisol Mantovani Barbarini, servidora efetiva da Secretaria da Educação.
Titulares eleitos por servidores efetivos ativos e inativos:
Kerolin End Impassionato Dal Bianco, servidora efetiva da Secretaria de Assuntos Jurídicos e Institucionais;
Marcio Roberto Guaiume, servidor efetivo da Secretaria de Assuntos Internos;
Fernanda Tetti de Barros Correia, servidora efetiva do Gabinete do Prefeito.
Suplentes eleitos:
Ana Cláudia Consul Ferreira Scavitti, servidora efetiva da Secretaria de Assistência Social;
Valéria de Fátima Bertagnoli, servidora efetiva da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente;
Marco Aurélio Padrilha Junior, servidor efetivo da Secretaria da Fazenda.
O Conselho Fiscal é composto por:
Titulares indicados pelo Executivo
Pedro Luiz Stahl, servidor efetivo da Secretaria de Obras e Serviços Públicos;
Fernanda Simões Lopes, servidora efetiva da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente;
Fabíola Mello de Lima, servidora efetiva da Secretaria da Saúde.
Suplentes indicados pelo Executivo:
Betânia Gomes de Souza, servidora efetiva da Secretaria da Saúde;
Fabiana Cristina Barbosa, servidora efetiva da Secretaria de Licitações;
Thiago Lopes dos Santos, servidor efetivo, da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania.
Titulares eleitos por servidores efetivos ativos e inativos:
Patrícia Moraes Bonci, servidora efetiva da Secretaria de Assuntos Jurídicos e Institucionais.
Ricardo Alexandre Vieira, servidor efetivo da Secretaria da Saúde;
Suplentes eleitos:
Jonathan dos Santos Canuto de Araújo, servidor efetivo da Secretaria da Educação;
Luciane Orfale Gonçalves, servidora efetiva da Secretaria de Assuntos Jurídicos e Institucionais.