A Secretaria da Saúde de Valinhos informou que o município está preparado para dar início à uma possível campanha de vacinação contra a Covid-19, caso o Plano de Imunização do Governo do Estado seja colocado em prática a partir do próximo dia 25. A prefeita Capitã Lucimara Godoy esteve nesta sexta-feira (8) na Secretaria da Saúde com a secretária Carina Missaglia e a equipe técnica responsável pela vacinação no município para conferir de perto o estoque de insumos, como seringas e agulhas.
O grupo prioritário a receber a primeira dose da vacina Coronavac, vacina desenvolvida pela Biotech chinesa Sinovac e que será produzida pelo Instituto Butantan, será de funcionários da saúde, indígenas e quilombolas, conforme o estabelecido pelo Governo Estadual.
Em Valinhos, nesse primeiro momento, 2.284 funcionários da Saúde vão receber a vacina. No município não há indígenas e nem quilombolas. Já no segundo grupo, 13.286 idosos devem ser vacinados a partir do dia 8 de fevereiro, seguindo a planilha do Governo Estadual. Os idosos foram separados em quatro grupos, começando com os que têm 75 anos ou mais.
Essa primeira fase se encerra no dia 22 de março, quando os idosos com idade entre 60 e 64 anos devem receber a segunda dose da vacina. Segundo informou a Secretaria da Saúde, a ideia é incluir o sistema drive-thru para evitar possíveis aglomerações e diminuir ao máximo os riscos para os idosos.
“Nosso município está preparado. Temos um total de 23 mil seringas e 32 mil agulhas que foram enviadas pelo Governo do Estado para uso exclusivo da vacinação contra a covid-19. Este material é suficiente para este primeiro momento da imunização. O município também conta com câmaras de refrigeração que já estão prontas para receber as vacinas. Portanto, temos a capacidade de dar início à vacinação assim que as doses forem disponibilizadas pelo Governo do Estado”, afirma a diretora da Vigilância Epidemiológica, Claudia Santos.
O pedido para o uso emergencial da vacina foi feito essa manhã pelo Instituto Butantã. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou que recebeu o pedido e que a avaliação será feita depois que toda a documentação for entregue. “É um momento de esperança pra todos nós, mas ainda é preciso lembrar que temos que continuar nos protegendo e cuidando do próximo. Juntos vamos vencer essa batalha”, disse a prefeita Capitã Lucimara Godoy.