Estudos comprovam que a música favorece a aprendizagem e, desde 2012, a educação musical deve fazer parte do currículo escolar, de acordo com Lei Federal. A Secretaria da Educação de Valinhos ampliará as atividades com música nas 43 escolas da rede municipal de Valinhos, atingindo perto de 12 mil alunos, culminando no final do ano com a realização do 1º Festival de Música Estudantil do município.
"Além de ampliar a sensibilidade e o conhecimento musical dos alunos, as práticas musicais se mostram como um fator potencialmente favorável para a transformação social dos estudantes, podendo vir a despertar talentos na área musical", ressaltou o secretário da Educação, Danilo Sorroce.
Dentro dessa proposta de intensificação do projeto de educação musical, 40 coordenadores pedagógicos participaram de uma sensibilização musical com o professor de Educação Musical, Fábio Bergamini. Eles também receberam material apostilado e um CD com mais de 100 vídeos de atividades musicais.
Segundo o secretário da Educação, a proposta é que os coordenadores, que estão no dia-a-dia das escolas, se integrem ao projeto e possam contribuir com ideias inovadoras. Cada escola terá um professor responsável pelo desenvolvimento do projeto.
Para os professores interessados será oferecido em março um curso sobre aplicação dos conteúdos musicais no contexto escolar. Serão abertas 30 vagas, com aulas as segundas-feiras, no período noturno, com um total de 32 horas/aulas. "O curso visa resgatar a forma natural de se fazer música, estimular brincadeiras e a apreciação musical dos diversos gêneros", ressaltou o professor de música, Fábio Bergamini.
A coordenadora pedagógica Angela Maria Brocco disse que gostou de participar do curso. "A introdução da música nas escolas é muito importante, pois é uma estratégia de ensino agradável e mexe com as emoções", ressaltou.
Já a coordenadora Viviana Girello Noronha destacou a importância de resgatar a educação musical no país. "O ensino da música é tão importante nas escolas quanto o da Matemática, História ou qualquer outra disciplina", ressaltou.