A matinê de Carnaval da Terceira Idade é sempre um dos bailes mais animados em Valinhos e, este ano, não será diferente. Com o tema 'Alegria, Alegria, com a Idade que você tem', a atividade abrirá o festejo popular do município no próximo dia 28, sexta-feira.
Organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, a matinê será promovida, a partir das 13h30, no Centro Municipal de Convivência do Idoso (antigo Valinhos Clube), onde é esperada a presença de mais de 350 idosos, com idade entre 60 a 95 anos, cadastrados no Programa de Atendimento ao Idoso.
Segundo a diretora do programa, Marisa Mathias, a matinê de carnaval é sempre muita aguardada pelos idosos. "Será a primeira grande atividade do programa no ano. Os idosos estão empolgadíssimos. Já estão se organizando em blocos e elaborando as fantasias", contou.
O salão receberá decoração especial, que já está sendo elaborada em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, e uma banda musical ficará responsável pela animação. As tradicionais marchinhas são sempre as que mais fazem sucesso entre os idosos. Para recompor as energias, a organização servirá água de coco.
Sempre muito animados e participativos, haverá distribuição de medalhas para os destaques, foliões mais animados, mais idosos, blocos mais criativos. A rainha e princesas da Terceira Idade, Maria Cleusa Marins e Hélides Fernandes Oliva, respectivamente, também estarão levando alegria aos foliões.
A presidente da Associação da Terceira Idade, Helena Ferretti Mayer, 72 anos, disse que os idosos estão contando as horas para a matinê. Ela sairá num bloco das 'pedritas' e 'bambans'. "Já compramos os tecidos e estamos preparando as fantasias", contou.
Dona Helena participa do programa da Terceira Idade há 25 anos e afirmou que a matinê de Carnaval é sempre muito aguardada. "É um momento de muita alegria em que resgatamos os Carnavais antigos com as tradicionais marchinhas", disse. Segundo dona Helena, a idade não é empecilho. "Os idosos não param, brincam a tarde inteira", contou.
O programa - Atualmente o Programa de Atendimento ao Idoso atende a aproximadamente 3.200 idosos, com o objetivo de oferecer espaços de convivência por meio de atividades que contribuam com a melhora da qualidade de vida e com a possibilidade de vivenciar um processo de envelhecimento saudável.
As atividades do programa incluem na área de esportes: ginástica, jogos de salão, coreografia, quadrilha junina, projeto Pró-Idoso (convênio com academias para aulas de hidroginástica e musculação); educação: alfabetização, projeto intergeracional, biblioteca, palestras, oficinas de artes e geração de renda; cultura e lazer: Projeto Peixe & Cia, dança de salão, artesanato, canto livre, cinema, datas comemorativas e outras atividades.