A primeira Unidade de Pronto Atendimento de Valinhos será inaugurada no mês de março. O prefeito Clayton Machado e a secretária municipal de Saúde, Rita Longo, assinaram, na última sexta-feira (14/2), contrato com o Instituto Nacional de Assistência à Saúde e à Educação (Inase). Esta será a primeira unidade de saúde administrada pelo Município via Organização Social. A implantação dessa nova forma de gerenciamento tem como objetivos reduzir custo, visando ao atendimento resolutivo e de qualidade à população.
A UPA, denominada "Prefeito José Spadaccia", funcionará 24 horas, todos os dias da semana, e contribuirá para descentralizar os atendimentos de urgência e emergência hoje realizados exclusivamente no CAUE (Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades).
A UPA vai ajudar a desafogar o CAUE, que hoje atende mais de mil pessoas por dia. O pronto-atendimento será exclusivo na UPA e o CAUE, que passará a se chamar Centro de Especialidades de Valinhos (CEV), ficará responsável pelo atendimento nas especialidades médicas, oferecida aos munícipes através de consulta agendada. "Assim, o usuário de saúde terá a sua disposição uma rede de atendimento municipal organizada e humanizada, com infraestrutura adequada", destacou o prefeito Clayton Machado.
A secretária de Saúde, Rita Longo, enfatizou que o novo modelo de gerenciamento, através de Organização Social, contribuirá para o governo municipal cumprir o seu compromisso de ampliar e humanizar os serviços de saúde, que resultará na satisfação dos usuários, na qualidade e eficiência das práticas que serão estabelecidas através de um programa de trabalho com previsão de metas, prazos de execução e critérios objetivos que serão acompanhados e avaliados pela Secretaria da Saúde.
"A UPA terá um laboratório que funcionará 24 horas, todos os dias da semana, com a coleta e processamento dos exames. Contará também com um raio-x digital, além de uma farmácia própria. São algumas das diversas novidades que permitirão aos médicos e enfermeiros prestarem um atendimento de qualidade à nossa população", explicou Rita Longo, destacando ainda que profissionais estatutários também vão trabalhar na UPA, cedidos pelo Município. O salário dos estatutários será descontado no repasse mensal ao Inase.
Satisfação - Uma Comissão de Avaliação de Contratos, cujos integrantes serão nomeados pela Prefeitura de Valinhos, vai analisar todos os relatórios de prestação de contas do Inase. O índice de satisfação do usuário da UPA terá de ser superior a 70%, se ficar abaixo dessa meta contratual, há desconto no repasse financeiro à Organização Social.
"É uma forma de assegurar o comprometimento em prestar um serviço de excelência à população. O Inase terá uma conta específica para esse contrato de gestão, além de utilizar o sistema de pregão eletrônico da Caixa Econômica Federal para aquisição de produtos, insumos e equipamentos, assegurando total transparência e zelo com os recursos públicos recebidos", explicou o presidente do Inase, Leslie Aloan.
O presidente da instituição também frisou a importância do novo modelo de gestão na saúde: "Na condição de Organização Social o Inase vai possibilitar o cumprimento real das diretrizes do SUS, universalidade, integralidade e equidade. Ou seja, a população de Valinhos receberá um atendimento humanizado e eficaz." O Inase tem 30 dias, contados a partir da assinatura do contrato, para iniciar as atividades na UPA 24 horas, localizada na Avenida Gessy Lever, ao lado do Viaduto "Laudo Natel", bairro Lenheiro.