Rede Municipal de Ensino conta com, em média, 12 mil alunos
A Secretaria da Educação de Valinhos recebeu na última semana livros didáticos, provenientes de três convênios com o Estado de São Paulo. Nesta semana, o material pedagógico começa a ser distribuído às escolas. A expectativa é que cada unidade faça a entrega aos professores e alunos da Rede Municipal de Ensino no começo de abril, seguindo as normas de segurança sanitária.
O material pedagógico chegou na sede da Educação na última segunda-feira (15). Desde então, os servidores públicos estão separando os lotes para enviar a cada unidade escolar. Cada aluno receberá um livro, de acordo com a série matriculada, e os professores receberão manuais, que reforçarão a qualidade do ensino ofertado pela plataforma. A previsão é que a distribuição às escolas seja concluída até o final deste mês.
“A ideia é manter o planejamento pedagógico deste mês. A partir de abril passaremos a utilizar os livros na rede de ensino”, explicou a diretora da Divisão Pedagógica, Ana Angélica Júlio. Cada escola agendará a entrega do material ao responsável pelo aluno, seguindo os protocolos sanitários de combate à Covid-19.
A chegada do material pedagógico é resultado de convênio com o Estado em três programas educativos. Para alunos do 1º ao 5º ano do Fundamental I tem o ‘Ler e Escrever’, que começou em 2008, e o ‘Educação de Matemática para Anos Iniciais’ (EMAI), em vigor desde 2010. Ambos programas visam à contribuição na alfabetização e aprendizagem, com foco em Língua Portuguesa e Matemática.
Já o programa ‘São Paulo Faz Escola’, que retornou ano passado, atende estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental II, abrangendo todas as disciplinas do currículo escolar. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino conta com, em média, 12 mil alunos.