Documento faz sugestões sobre aulas, cuidados e transporte escolar
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Educação, encaminhou às escolas municipais sugestões para serem tratadas durante as reuniões com os pais e/ou responsáveis pelos alunos. No documento o retorno dos alunos foi definido em forma de rodízio semanal, com a sala dividida em três grupos, após a escolha da modalidade pelos pais e/ou responsáveis. O retorno gradual das aulas está previsto para dia 24.
Para a prefeita Capitã Lucimara Godoy, o momento exige a colaboração de todos, para que a volta às aulas seja feita de forma segura e com informação. “Estamos vivendo dias difíceis, mas se todos trabalharmos juntos, tudo se tornará mais fácil. Neste momento, é preciso muita cooperação entre as famílias, as escolas e a Prefeitura. Nós estamos de portas abertas”, avisa a prefeita.
Já a secretária da Educação, Claudinéia Vendemiatti Serafim, elaborou a pauta seguindo orientação de especialistas, visando facilitar a comunicação entre unidades escolares e famílias. “Por tratar-se de sugestão poderão alterar e acrescentar as informações conforme as necessidades de cada unidade educacional”, completou.
Segundo a secretária, o retorno dos alunos acontecerá em forma de rodízio semanal. “A sala será dividida em três grupos de alunos. Serão formados grupos de alunos que deverão ser definidos e comunicados às famílias”, completou sobre a instrução enviada às escolas municipais no início desta semana.
Outras medidas
O documento traz ainda outras sugestões, como horário de aula reduzido, com duração de 3 horas/aula, respeitando rigorosamente o horário de entrada e saída. “A temperatura será aferida todos os dias antes da entrada dos alunos”, avisa a secretária, lembrando que o aluno não deverá ir à escola caso apresente qualquer sintoma ou febre.
A Secretaria da Educação enviou um modelo do Termo de Responsabilidade, em que os pais e/ou responsáveis poderão optar sobre a frequência presencial ou não, atingindo o limite de até 30% em sala de aula. “A criança não poderá entrar na escola sem que esse termo esteja devidamente preenchido”, avisa, lembrando que a família que optar pelo ensino remoto ficará responsável pela realização das atividades pedagógicas propostas pela escola. Para alunos que optarem pelo ensino presencial está previsto um lanche, podendo ser biscoito, bolinho, flocos de milho, suco e leite.
“A família deve estar extremamente atenta ao celular e/ou telefone, enquanto a criança estiver na escola, pois se apresentar sintomas ou constatação de febre a família será imediatamente comunicada. Nesse caso, se a criança for de transporte escolar, será impedida de usá-lo, só deixará a escola com um responsável”, alerta a secretária, acrescentando que todos deverão usar máscara o tempo todo. Já os professores que fazem parte do grupo de risco continuarão em trabalho remoto.
Transporte escolar
As recomendações incluem ainda o transporte escolar. “Os responsáveis devem estar atentos aos protocolos de higiene. Os condutores escolares receberão treinamento dos protocolos de prevenção à COVID 19 pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Os Condutores dos Ônibus fretados pela Prefeitura receberão treinamento dos protocolos de prevenção à COVID 19 pela própria empresa”, explicou a secretária.