A Prefeitura de Valinhos iniciou nesta segunda-feira, dia 27, capacitação dos profissionais da Educação para elaboração do novo projeto pedagógico da rede municipal de ensino. O atual projeto está desatualizado há mais de uma década. A última atualização - que deveria ser dar a cada dois anos - foi realizada no início dos anos 2000.
Os primeiros 90 profissionais a participarem da iniciativa nesta segunda-feira, dia 27, pela manhã e à tarde, na sala Ivan Fleury Meirelles, no Paço Municipal, foram os supervisores, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das 56 unidades de ensino, incluindo as seis creches conveniadas.
A capacitação foi ministrada pelo Doutor em Educação e em Ciências Sociais, Luís Vicente Ferreira, que também é avaliador do Ministério da Educação. Já para os professores, a ação terá continuidade nos próximos dias 6 e 7, no auditório da Câmara Municipal, nos períodos da manhã é tarde. O trabalho terá continuidade ao longo de todo o ano, segundo a Secretaria da Educação.
"Trata-se de um trabalho de formação continuada visando à reformulação da proposta pedagógica de Valinhos e ao fortalecimento da equipe, para atendimento do projeto de melhoria da Educação", explica o secretário da Educação, Danilo Sorroce.
"Esta é a preocupação da Administração Municipal em dar instrumentos para que todos os profissionais da Educação estejam atualizados e isso passa, obrigatoriamente, pelas propostas pedagógicas", ressaltou Sorroce. "Dentro da proposta de gestão participativa e de valorização da Educação lançada pelo prefeito Clayton Machado, o trabalho envolve toda a equipe pedagógica", completa.
Educação para o novo milênio - Segundo o doutor em Educação Luís Vicente Ferreira, a proposta pedagógica atualmente em vigor em Valinhos está defasada e não contempla novas necessidades da atualidade, como o ensino em período integral e o trabalho com códigos, linguagem e tecnologia.
"A escola do novo milênio tem novas concepções e valores. Enquanto que até o século passado o homem era considerado um indivíduo, hoje ele é um cidadão. Se tínhamos uma sociedade discriminatória, atualmente ela é democrática. A educação que era elitista, hoje é inclusiva. O aluno que tinha uma postura receptiva, atualmente é mais participativo. Os recursos reduzidos a giz e lousa foram ampliados para uma diversidade de materiais", exemplificou Ferreira.
Segundo o educador, as cidades que atualizaram suas propostas de forma democrática e preservaram sua identidade e cultura melhoraram os indicadores em avaliações como Saresp e Prova Brasil. "É esse trabalho que Valinhos começa a dar início", complementou.
Depoimentos - O diretor de escola, Natalino Gatti, ressaltou que nesses 12 anos que está na rede "nunca tivemos uma formação tão boa como essa que estamos tendo agora. Está nascendo, a partir dessa formação, um novo olhar para a Educação de Valinhos, que realmente precisava acontecer. É uma mudança de foco, pois, apesar de estarmos no século XXI, ainda trabalhamos com modelos do século passado", destacou Gatti.
Já a diretora de Divisão Pedagógica, Ana Angélica de Júlio, ressaltou que "esse trabalho é de muita relevância porque contempla toda uma nova estrutura que a educação atual precisa e que não conseguiu acompanhar, apesar de algumas tentativas. É um trabalho colegiado para atualizar todos esses documentos que são essenciais para a educação", concluiu.