A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, encaminhou às unidades educacionais orientações sobre o retorno das aulas no 2º semestre de 2021. Foi montado um cronograma de reuniões pedagógicas e com os pais dos alunos, além das datas para retorno às aulas. Durante o mês de agosto, as escolas deverão seguir com limite de 30% do número de alunos matriculados em cada turma, em escalonamento semanal, em caráter optativo aos pais. Novas mudanças deverão acontecer a partir de setembro, apenas.
"Tudo tem sido preparado com foco, em primeiro lugar, na segurança dos nossos alunos, na tranquilidade para os pais e responsáveis e nas condições de trabalho aos profissionais de Educação. Temos muito a avançar neste semestre para, passo a passo, investirmos na recuperação da Educação em todos os níveis, com o retorno gradual das aulas presenciais e o reforço pedagógico quando necessário. O nosso principal objetivo é estabelecer um alto padrão de qualidade na nossa rede e oferecer, a todos os alunos, o que Valinhos merece, que é uma Educação de primeira linha, com desenvolvimento pessoal e base para o futuro profissional de nossas alunas e alunos", afirmou a prefeita Capitã Lucimara.
Nas creches, haverá reunião pedagógica no dia 26 de julho e reunião de pais no dia seguinte, 27 de julho. As aulas para crianças do Maternal l e ll retornarão no dia 28 de julho, em período parcial, sendo metade das crianças matriculadas no período da manhã (7h às 11h30) e metade das crianças no período da tarde (12h30 às 17h), para todos aqueles que optaram pelo retorno presencial.
Já as crianças do Berçário l e ll retornarão no dia 02 de agosto, seguindo as mesmas regras do Maternal. O horário de adaptação das crianças será definido de acordo com o planejamento de cada CEMEI.
A reunião pedagógica das unidades de Pré-Escola, Ensino Fundamental l e ll e Educação de Jovens e Adultos (EJA) acontecerá também no dia 26 de julho, de forma remota, e as aulas retornarão no dia 27 de julho. As atividades coletivas continuarão remotamente no mês de agosto.
"O trabalho de todos na Educação, nestes dias, é exatamente neste planejamento, para que o retorno das aulas tenha o merecido ganho de qualidade educacional que tanto nossos profissionais defendem e trabalham quantos nossos alunos, pais e responsáveis merecem", complementou a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, que tem desde o início desta semana acumulado, também, a função de chefe de Gabinete da prefeita Capitã Lucimara.