06 AGO 2021
Aumenta adesão de alunos às aulas presenciais na rede municipal de Valinhos

Atividades estão em conformidade com decreto municipal publicado

O retorno gradual presencial dos alunos nas aulas da Rede Municipal de Ensino de Valinhos vem crescendo neste segundo semestre, que iniciou no final de julho. Apesar da opção do ensino remoto, via plataforma EducaDigital ou entrega de atividades, muitos estudantes e suas famílias optaram pelo presencial. A motivação é o aumento no volume de vacinação da população e a estrutura ofertada pelo município às escolas, atendendo aos protocolos sanitários.

“Nosso trabalho é feito com responsabilidade e preocupação com o bem-estar de toda a comunidade escolar. Ficamos felizes pela confiança depositada em nosso planejamento de retorno às aulas”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy. Segundo a secretária da Educação, Claudinéia Vendemiatti Serafim, o município caminha seguindo as etapas definidas, conseguindo avançar com a liberação gradual. “Cada etapa é bem planejada, levando em consideração a segurança de todos e a qualidade do ensino”, afirmou.

“Estávamos com um número abaixo dos 30% no total geral até as férias, mas tivemos um aumento de adesão nessa volta”, confirma o diretor Frederico Leal da EMEB Luiz Antoniazzi, no Santo Antônio. Segundo ele, ainda há preocupação em relação à Covid-19, mas a falta de incidência da doença na unidade escolar dá a sensação de segurança, aliada a adequação das condições para recebimento dos alunos.

“Nesse momento estamos com cerca de 40% do total retornando de forma presencial, organizados em dois grupos de aproximadamente 20%, para não ultrapassar o limite imposto ainda pela regulamentação local”, salientou. Conforme o diretor, há expectativa de ampliação gradual no percentual previsto, até avançar para os 100%.

Situação semelhante é observada na EMEB Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto, no Parque Portugal. “A adesão ao presencial está próximo a 30%”, garante  o diretor, Edvaldo Fernandes da Silva, como previsto no decreto municipal. Segundo ele, é uma tendência à volta da maioria após a vacinação completa (primeira e segunda dose). Para ele, a estrutura escolar está adequada aos protocolos sanitários, atendendo às exigências de segurança.

O retorno dos alunos no CEMEI Valdomiro Amaral, no Capuava, ocorreu de forma tranquila. “Houve um aumento na adesão por parte dos pais com relação ao retorno presencial. É importante salientar que a parceria entre escola e família se faz bem presente, pois os mesmos têm sido muito solícitos em tudo que pedimos sobre conversar com seus filhos e conscientizá-los sobre o período que estamos passando”, explica a diretora Fernanda Zanini Esnolde.

A escola se adequou aos protocolos de segurança, antes do retorno gradual. As medidas de segurança são cumpridas à risca, tais como: a necessidade de ventilação, o distanciamento físico e o cumprimento de normas sanitárias, como uso de álcool gel. “A escola está preparada para esse “novo normal” e continua cumprindo à risca, mesmo a demanda presencial sendo aumentada, os protocolos de segurança”, garante a diretora.

Entre eles as mesas são higienizadas antes de servir a merenda, os alunos se mantêm distanciados, todo espaço tem dispenser, álcool gel e pia para lavar as mãos, e no parquinho da escola, por onde ocorre a entrada dos alunos, há marcações no chão.

Funcionamento

Serão mantidos os rodízios de alunos nas escolas, a carga horária das aulas diminuídas e terão atendimentos presencial ou remoto, com entrega de material físico para os alunos que não estão indo presencialmente e não têm acesso remoto. A Secretaria da Educação estuda a implementação de aula online, em tempo real, para alunos que têm acesso e para aquelas escolas que têm estrutura tecnológica disponível.

Inicialmente, as aulas online deverão ser pela Plataforma EducaDigital, por meio do acesso a um link denominado EducaClass.

Retorno

O retorno gradual das aulas na Rede Municipal de Ensino de Valinhos está previsto no Decreto nº 10.903, de 30 de julho, que dispõe sobre a retomada das atividades escolares presenciais nas unidades escolares. O material está disponível na publicação do Boletim Municipal, na edição 2145, de 30 de julho deste ano, no site da Prefeitura ().

As atividades presenciais ficam mantidas em 30% dos alunos em dias alternadamente; com distanciamento físico; com observação para horários de entrada, saída e intervalos; e monitoramento do risco de propagação da Covid-19. O retorno presencial é opcional, sendo escolhido pelos pais e/ou responsáveis.

06/08/2021
Aumenta adesão de alunos às aulas presenciais na rede municipal de Valinhos