27 AGO 2021
Valinhos promove Encontro de Gestão Cultural com cidades da região
Novos encontros regionais estão previstos

Valinhos promoveu nesta sexta-feira (27) o 2º Encontro de Gestão Cultural, reunindo secretários de algumas cidades da região. A ideia é trocar conhecimentos e experiências e trabalhar propostas culturais regionais. Futuramente, os encontros devem se transformar em um documento único, endereçado aos governos estadual e federal.
O encontro foi aberto pela prefeita Capitã Lucimara Godoy. “É preciso valorizar a importância da Cultura para compreender o ser humano de forma integral”, discursou a prefeita numa das salas do Plaza Hotel, onde foi realizado o encontro. Segundo ela, a roda de conversa entre os secretários permite uma cidade colaborar com um planejamento mais assertivo da outra. “Garante uma padronização das ações regionais, as boas práticas e fortalece o conjunto”, enumera ela.
Para o secretário da Cultura, Ricardo do Vale, o trabalho em grupo permite compartilhar problemas e soluções de forma regional. “A troca de informações faz com que as cidades cresçam em seus planejamentos”, explica. Conforme ele, a ideia final é gerar um documento único para mostrar a força da cultura regional perante o Estado. “Queremos levar propostas para os governos estadual e federal”, estima ele.
Entre as cidades que compareceram está Louveira, que sediou o 1º Encontro, há cerca de dois meses. “É uma iniciativa inédita que fará com que a cultura cresça na região, porque temos potencial sim!”, avalia o secretário de Cultura de Louveira, Felipe Hass. Para ele, as atuais gestões de prefeituras na região têm outro olhar para a Cultura, seu potencial e seus benefícios para a população.
Estiveram presentes ainda Vinhedo, Várzea Paulista, Itupeva, Jundiaí, Cabreúva, Jarinu e Campo Limpo Paulista.