Os membros dos conselhos Administrativo e Fiscal do Valiprev - Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Valinhos, eleitos no último dia 13 de dezembro e também os nomeados pelo prefeito Clayton Machado, tomaram posse nesta segunda-feira (6) durante solenidade na sala Ivan Fleury Meirelles, no Paço Municipal.
Em seu discurso, o prefeito Clayton destacou que o desafio dos recém-empossados é assegurar aos beneficiários do Valiprev - servidores municipais da administração direta e indireta, além dos seus dependentes -, os benefícios determinados pela sua legislação, entre eles aposentadorias e pensões.
"Os conselheiros eleitos e os nomeados para auxiliar a gestão do Instituto, juntamente com o seu presidente Vicente Marchiori, certamente farão com que o Valiprev contemple seus segurados com um elevado padrão de atendimento na prestação de serviços e eficiência na concessão dos benefícios oferecidos sob sua responsabilidade. Quem ganha com isso é a nossa Valinhos. Sucesso ao Valiprev e a todos os conselheiros", falou o prefeito.
O primeiro presidente do Valiprev, Vicente Marchiori, considerou a implantação do Instituto de Previdência Municipal em Valinhos uma conquista da categoria. Marchiori também fez menção elogiosa ao apoio recebido do prefeito Clayton Machado, que sancionou e promulgou a Lei elaborada pelo governo anterior e aprovada em 2013 pela Câmara Municipal.
"Os conselheiros passam a escrever a partir de agora a escrever a história do Valiprev. Os passos devem ser dados com segurança, responsabilidade e respeito aos servidores contribuintes para que possam se beneficiar, no futuro, da merecida aposentadoria e dos benefícios cabíveis", destacou o presidente do Instituto.
Marchiori também fez questão de elogiar o trabalho da comissão eleitoral que viabilizou o processo para a escolha dos conselheiros. O número de servidores que participaram da votação surpreendeu a Comissão Eleitoral, com um índice de 63,17%. No total, 1.626 dos 2.573 servidores efetivos da Prefeitura e DAEV (Departamento de Águas e Câmara Municipal) foram às urnas.
Houve 24 locais fixos para votação, além de urnas itinerantes em 4 seções, que abrangeram mais de 50 locais, entre escolas, órgãos, departamentos, Unidades Básicas de Saúde, e outros.
A apuração dos votos foi realizada no Plenarinho da Câmara Municipal que cedeu o espaço. Em um processo transparente, uma comissão composta por 10 servidores efetivos formaram oito juntas apuradoras e os resultados parciais eram publicados e exibidos em telão com acompanhamento dos candidatos e servidores interessados.
Quem são - O Conselho de Administração do VALIPREV é composto na seguinte conformidade: Três membros titulares indicados pelo Prefeito Municipal: Evandro Regis Zani, servidor efetivo do DAEV; Márcio Roberto Guaiume, servidor efetivo da Secretaria de Assuntos Internos; e Carlos André dos Reis, servidor efetivo da Secretaria de Cultura e Turismo. Seus respectivos suplentes são: Aparecida de Lourdes Teixeira, servidora efetiva da Câmara Municipal de Valinhos; Luciana Grégio, servidora efetiva no exercício de cargo comissionado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; e Odair Pelissari, servidor efetivo da Secretaria de Transportes e Trânsito.
Além de três membros titulares eleitos pelos servidores municipais efetivos ativos e inativos: Margarete Montovani Canisella, servidora efetiva da Secretaria da Educação; Marco Antonio Marini, servidor efetivo da Secretaria de Assuntos Jurídicos e Institucionais; e Odair Stopiglia, servidor efetivo da Secretaria da Saúde. Respectivos suplentes: Luís Antonio Piton, servidor efetivo da Secretaria da Educação; Elenir Avanze Benedeti, servidor efetivo da Secretaria da Educação; e Eduardo Augusto de Almeida Bottura, servidor efetivo do DAEV.
Já o Conselho Fiscal é composto pelos seguintes membros titulares indicados pelo Prefeito Municipal: Kerolin End Impassionato Dal Bianco, servidora efetiva da Secretaria de Assuntos Jurídicos e Institucionais; Marcos Fureche, servidor efetivo da Câmara Municipal de Valinhos; e Valteni Alves dos Santos, servidor efetivo da Secretaria de Defesa do Cidadão. Respectivos suplentes: Ligia Spadaccia Panhota, servidora efetiva no exercício de cargo comissionado da Secretaria de Licitações, Compras e Suprimentos; Alexandre Emerson de Oliveira, servidor efetivo no exercício de cargo comissionado da Secretaria de Obras e Serviços Públicos; e Rodrigo Fernando Piera Agostinho, servidor efetivo da Secretaria da Fazenda;
Também há dois membros titulares eleitos pelos servidores municipais efetivos ativos e inativos: Maria Rosa Wagner Bento Barbi, servidora efetiva da Secretaria de Licitações, Compras e Suprimentos; e João Batista Rodrigues, servidor efetivo da Secretaria de Licitações, Compras e Suprimentos. Respectivos suplentes: Carlos Cezar da Silva Félix, servidor efetivo da Secretaria de Assuntos Internos; e Sérgio Luís da Silva, servidor efetivo da Secretaria da Educação.