As inscrições para o curso de Inclusão Digital promovido pela Prefeitura de Valinhos, dentro do projeto "Caia na Rede" e com o apoio da Rota das Bandeiras, foram prorrogadas para até o dia 24 deste mês. As turmas terão início no próximo dia 27 em sala de informática com tecnologia 4G montada na Biblioteca Pública "Mário Corrêa Lousada", a primeira do país com aulas aplicadas em computadores de última geração conectados à internet ultrarrápida, em parceria com a ON Telecom.
A sala de aula conta com todos os equipamentos e é apta a receber até oito alunos por turma, com grupos formados por faixa etária e especial para a terceira idade. As inscrições para as próximas turmas devem ser feitas na Biblioteca Municipal, na Rua Itália, 477, Jardim Ribeiro, das 8 às 17 horas.
Os interessados devem apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de residência, além de autorização dos pais ou responsáveis quando menor de 18 anos. O curso terá duração de 40 horas e será aplicado por monitores capacitados pelo projeto.
"Nesta segunda etapa são oferecidas mais 80 vagas, sendo parte preenchida pelas pessoas que já haviam deixado o nome na lista de espera. E mesmo aqueles que se inscreverem após o preenchimento destas novas serão incluídos para a próxima fase do curso que deve ser iniciada em março do ano que vem", explica Ventura. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3871-6022 ou pelo e-mail: biblioteca@valinhos.sp.gov.br.
Saiba mais - Criado em 2005 pela Fundação Odebrecht e implantado pela Concessionária Rota das Bandeiras nos municípios do Corredor Dom Pedro a partir de 2012, o "Caia na Rede" beneficia crianças, jovens, adultos e idosos com aulas gratuitas de inclusão digital.
Em Valinhos, a primeira turma formada pelo curso ministrado na Biblioteca, em dezembro passado, somou 48 alunos, entre eles o aposentado João Brochi, que aos 92 anos se tornou aluno símbolo do projeto. Após dois meses e meio de curso de inclusão digital, João Brochi está pronto para, ele próprio, realizar o sonho de divulgar suas poesias na internet.
"A Secretaria da Cultura e toda a equipe da Biblioteca, em parceria com a Rota das Bandeiras, trabalham neste projeto para oferecer este curso gratuito aos usuários do espaço e à população em geral. A sala de informática montada pelo programa de inclusão digital na biblioteca da nossa cidade é a primeira do país a contar com conexão ultrarrápida de internet e, com isso, podemos dizer que também é a primeira do Brasil a oferecer um curso gratuito de alta qualidade", destaca o secretário de Cultura, Wilson Ventura.