Os fruticultores valinhenses estão entusiasmados com a proximidade da 65ª Festa do Figo e 20ª Expogoiaba, principais eventos turísticos do município e que abrem o calendário festivo do Circuito das Frutas. Em 16 dias de festa, entre os dias 18 de janeiro a 2 de fevereiro, a expectativa é de superar as 225 toneladas de frutas vendidas no ano passado.
Principal vitrina da fruticultura de Valinhos, que é considerada a 'Capital do Figo Roxo' e a principal produtora de goiaba de mesa (in natura), os festejos são uma grande oportunidade para os mais de 300 mil visitantes adquirirem frutas frescas, colhidas no dia, diretamente dos produtores e a preços especiais.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Valinhos, Alci Roberto Previtali, os 42 estandes de venda de frutas já foram comercializados, a maioria para fruticultores do município e alguns da região. "Estamos torcendo para que o tempo esteja bom, como no ano passado, e assim possamos receber um bom público e expor e vender o melhor da fruticultura valinhense", ressaltou o presidente do Sindicato Rural.
A comercialização das frutas novamente será no Pavilhão 'Victório Bissoto', localizado bem no centro do Parque Municipal 'Monsenhor Bruno Nardini', que já começa a ganhar decoração específica. A área climatizada possui 2.700 m2 onde serão vendidas mais de 30 variedades de frutas, como figo roxo, goiaba, pêssego, uva, maça, goiaba, nectarina, pitaia, além de vinho, mel e figo com chocolate. Numa área anexa, a Associação Agrícola de Valinhos e Região ficará responsável pela comercialização de doces, compotas e sucos de frutas variadas.
Safra – Segundo o diretor Fernando Pinheiro do Departamento de Agricultura da Prefeitura de Valinhos, a colheita da safra de figo este ano que deveria ter iniciado em novembro teve um pequeno atraso por conta da inconstância e atraso do regime de chuvas, associados com o frio intenso. Já a produção de goiaba, que se estende por quase o ano todo no município, não foi afetada, pois o auge da colheita é nos meses de fevereiro, março e abril.
De acordo com o Departamento de Agricultura, a região de Campinas destaca-se como o maior produtor de figo do Estado de São Paulo, com uma produção superior a 5,8 mil toneladas, o que representa 88,7% da produção do Estado. A produção de goiaba também merece destaque, com 16% da produção do Estado, com um volume de 16,7 mil toneladas.
"Valinhos possui uma agricultura que vem se aprimorando em tecnologia e qualidade e mantendo sua produção. Os produtores rurais mantém o cinturão verde em torno da cidade, buscando alternativas para produzir com qualidade por meio de cursos e infraestrutura", ressaltou o engenheiro agrônomo Fernando Pinheiro.
Segundo o diretor, Valinhos possui atualmente 239 hectares de áreas com plantações de figo. A safra de 2012/2013 ficou com a produção de 3.400.000 caixas de 1,6 kg. Já com relação à goiaba a área plantada é de 392 hectares e a última safra foi de 4.500.000 caixas de 3,5 kg. Do montante da produção de figo, ressalta Pinheiro, cerca de 25% vai para exportação.
SERVIÇO
65ª edição da Festa do Figo e 20ª edição da Expogoiaba de Valinhos
Esta edição do evento contará com onze atrações musicais para todos os gostos e idades. Contará ainda com completa praça de alimentação, além de exposição de frutas, apresentações culturais, feira de artesanato, encontro de carros antigos, parque de diversões e espaços tematizados. Além disso, dois espaços para bandas locais e regionais.
Período: De 18 de janeiro à 2 de fevereiro de 2014
Horários: Terça a sexta-feira: 18h00 às 23h00, Sábados e domingos: 10h00 às 23h00, Dia 20 de janeiro (feriado municipal): 10h00 às 23h00
Local: Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini"
Atrações: Palco Principal:
Ingressos: Todos os dias a entrada será gratuita, exceto nos dias 24 (Fernando & Sorocaba) e 31 de janeiro (César Menotti & Fabiano), quando os ingressos custarão R$ 30,00 (inteira) antecipados e R$ 40,00 (inteira) no dia.
Mais Informações:
festadofigo.com.br
facebook.com/festadofigo
twitter.com/festadofigo
(19) 3849-5557