21 SET 2021
TECNOLOGIA E QUALIDADE
Valinhos alcança a inédita marca de 100% dos prédios públicos interligados com fibra ótica e internet de alta velocidade
A marca impressiona e é importante: 100% dos prédios públicos em funcionamento, sob a gestão da prefeita Capitã Lucimara, estão interligados com fibra ótica e internet de alta velocidade, num investimento de, aproximadamente, R$ 240 mil realizados num prazo recorde de pouco mais de 8 meses. Mas, o que é mais marcante neste investimento, são as conquistas positivas que ele traz, incluindo avanços em programas de Cidade Inteligente, destacando investimentos em Saúde, Educação e Segurança, por exemplo, com novos serviços on line aos cidadãos, incluindo agilidade, facilidade e soluções às demandas existentes.  A prefeita Capitã Lucimara, acompanhada da secretária de Tecnologia, Inovação e Comunicação, Roberta Calif, esteve no CEV II - Centro de Especialidades da Saúde - para acompanhar o pleno funcionamento dos sistemas com a instalação da fibra e internet.

“É mais um item do nosso Plano de Governo que concluímos em pouco mais de 8 meses de Governo. Este investimento em tecnologia é a base para que, agora, possamos avançar em outros pontos importantes e colocar Valinhos na rota de Cidade Digital e Inteligente. A nova gestão pública deve estar centrada em Tecnologia, Gestão, Transparência e Proximidade com o cidadão e temos trabalhado nesta linha nestes meses iniciais do Governo”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

A enfermeira que trabalha no CEV II, Maísa Vitória Gayoso, fez questão de ressaltar que "depois que instalou a fibra, nunca mais tivemos problemas com a internet e com filas para agendamento aqui no Centro de Especialidades".

115 de 119 prédios públicos da municipalidade, foco desta 1a fase de implantação, que estão em pleno funcionamento, já estão com fibra ótica instalada e internet de alta velocidade funcionando. 4 deles estão em fase final de implantação, por questões técnicas, como o prédio da Coordenadoria do Bem Estar Animal, mas que deve ser concluído nos próximos dias. Destes 119, apenas 5 já possuíam sistema de fibra e internet. Os demais foram implantados na atual administração, dentro do Plano de Tecnologia lançado pela atual gestão neste ano de 2021.

Entre os próximo passos, está a implantação da rede também nos prédios que ainda não estão em funcionamento, como o Laboratório Municipal. Pela alta demanda dos 119 prédios públicos que já estavam em funcionamento, num prazo recorde de pouco mais de 8 meses de implantação, agora o trabalho se direciona aos demais.

A secretária de Tecnologia, Inovação e Comunicação da Prefeitura de Valinhos, Roberta Calif, aponta que a Prefeitura de Valinhos já tem, no Planejamento, os passos necessários para a elevação de Valinhos ao patamar de Cidade Digital, com a centralização dos dados, a criação do Cadastro Técnico Municipal e do cartão cidadão, além de soluções práticas  e serviços on line unificados, com atendimentos personalizados, incluindo Ouvidoria 24 horas, enfim, com qualidade e agilidade na prestação dos serviços públicos, ao colocar a Tecnologia como um instrumento facilitador e de ganho para o dia a dia do cidadão.

Antes deste investimento, a totalidade dos prédios públicos em Valinhos não eram interligados com fibra e a internet era no sistema de rádio. Esta situação trazia, invariavelmente, queda no acesso à internet e, consequentemente, atrasos no atendimento ao cidadão.

“Depois desta etapa inicial, o que projetamos, a médio e longo prazo, é que Valinhos possa ter consultas e exames marcados pela internet, prontuário eletrônico para eficiência e qualidade no atendimento médico, estudantes da Rede Municipal com recursos audiovisuais e internet de alta velocidade para ganhos na qualidade do processo pedagógico, abertura de novas empresas na cidade com alvarás emitidos em menos de 24 horas. Sabemos que temos muito trabalho pela frente para chegar a este cenário, mas a estrutura inicial está sendo implementada.   Estes são alguns dos ganhos que a cidade terá com este investimento importante da tecnologia à serviço de uma gestão pública eficiente e de qualidade e rapidez no atendimento à população, como determina a prefeita Capitã Lucimara”, complementou a secretária de Tecnologia, Inovação e Comunicação, Roberta Calif, que lembra também os investimentos agora concentrados na aquisição de um novo servidor, para centralizar todos os sistemas da Prefeitura, com foco na agilidade do atendimento ao cidadão.