30 SET 2021
Cultura promove 1º Festival de Monólogo Online até sexta-feira, 1º

Evento evidencia a boa vontade dos alunos em mergulhar num projeto inédito

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Cultura, promove até esta sexta-feira (1º de outubro) o 1º Festival de Monólogo Online. O evento gratuito é desenvolvido pelos alunos da turma de Teatro, com idade entre seis e 83 anos, divididos em quatro apresentações. Ao todo, foram produzidos 53 monólogos, entre autorais ou inspirados em artes já existentes. As apresentações acontecem pela plataforma Google Meet, onde também são realizadas as aulas.

“Estamos admirados pela criatividade dos nossos professores e dos nossos alunos, para superar os impedimentos sociais trazidos pela pandemia”, exalta a prefeita Capitã Lucimara Godoy. Para o secretário da Cultura, Ricardo do Vale, a ideia permite ainda mostrar o resultado do trabalho feito durante as aulas online, ofertadas pela Secretaria.

O festival começou no dia 28 de setembro de 2021 com 16 monólogos. Terá apresentações nesta quinta-feira (30), com mais duras turmas e 26 monólogos e se  encerra nesta sexta-feira (1º de outubro), com 11  alunos do grupo da Melhor Idade. “Os alunos recebem um link da apresentação e enviam para seus convidados”, acrescenta o professor de teatro, Luciano Correa, idealizador do projeto.

Segundo o professor, o festival traz o processo criativo do curso de Teatro online. “Foi uma forma de motivar os alunos e as famílias a prestigiar esses talentos e ter um momento especial de encontro”, explica o professor. Os monólogos foram desenvolvidos ao longo das aulas, alguns totalmente autorais e outros inspirados em filmes, séries e personagens do repertório dos alunos.

“Cada um pode escolher seu tema favorito e cumprir a função artística do teatro de expressar o pensamento e o sentimentos dos atores e atrizes dos 06 aos 83 anos”, conta. Para ele, o evento é gratificante pela qualidade das criações e principalmente pela superação dos alunos. “Espaço inadequado, recursos tecnológicos limitados e até desconfiança por nunca termos pensado em vivenciar um Festival de Monólogos online”, acrescentou.

Feliz com o resultado do 1º Festival de Monólogo Online, o professor de teatro ressalta a presença e boa vontade dos alunos. “O aprendizado durante todo o processo foi maravilhoso e as apresentações foram apenas aquilo que vivenciamos durante os últimos meses”, finaliza.