30 SET 2021
EDUCAÇÃO
Prefeitura avalia como positiva aceitação do aumento de frequência e ampliação de horário escolar

Avaliação de novas ações será feita em conjunto entre Educação e a Vigilância Sanitária

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Educação, avalia como positiva a aceitação da ampliação do horário escolar e o aumento da frequência no ensino presencial, que ocorreram neste mês. As 48 unidades escolares passaram a funcionar em horário normal, perfazendo quatro horas de aula/dia, com 50% de presença dos alunos em suas instalações. As próximas medidas ainda estão em estudo para implementação.
“Tudo está caminhando bem. Nossa campanha de vacinação é efetiva e a adoção de medidas preventivas contra a Covid traz resultados, inclusive na adoção das atuais regras da Educação”, explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy. Segundo ela, a Educação acompanha a boa aceitação em termos de aumento do número de alunos em aulas presenciais, de 30% para 50% na frequência.
A avaliação de novas ações será feita em conjunto entre a Educação e a Vigilância Sanitária, visando possíveis futuras mudanças. “Estamos acompanhando a aceitação das alterações deste mês. Observamos que houve uma boa receptividade por parte da comunidade escolar”, explicou o secretário da Educação, Cleber Magdalena, lembrando que a ideia é chegar numa volta em 100%, após análise criteriosa.
De acordo com ele, desde o início do ano, a Educação vem sendo bem estruturada, incluindo a prevenção de combate à Covid-19, já que segue todos os protocolos sanitários existentes. Além disto, outro investimento importante a ser destacado é que, neste mês, todas as escolas municipais passaram a contar com 100% de fibra ótica. “A melhora é significativa em termos de qualidade e possibilidade dos professores realizarem seus trabalhos junto aos alunos”, explicou o secretário.
Segundo ele, os alunos que não optaram ainda pelo sistema presencial contam com a Plataforma EducaDigital e todos os benefícios já implantados, como Plantão de Dúvidas, e os que não têm acesso tecnológico contam com a entrega de material físico.
100% fibra ótica
Todas as unidades escolares contam com internet por fibra ótica. O investimento garante mais qualidade nas aulas com recursos de multimídia, além da melhoria na parte administrativa. O benefício favorece inclusive as escolas rurais, além das situadas no perímetro urbano.
A fibra permite a transmissão das aulas online por meio da ferramenta Educa Class, uma API (Application Programming Interface) inserida dentro da Plataforma Educa Digital que permite chamadas por videoconferência gastando menos dados e com mais segurança para os alunos.
A vantagem da fibra ótica é ter mais velocidade de conexão e maior estabilidade na transmissão de dados, com menor necessidade de manutenção. Cada prédio tem seu link dedicado. Na prática, significa que não são dependentes do funcionamento de outros equipamentos.
A mudança de internet via rádio para a fibra ótica começou no dia 17 de maio e já está concluída a primeira fase.
Fibra ótica
A fibra ótica é uma estrutura composta por filamento de vidro, envolvo em camadas de plástico, com transmissão de dados por longas distâncias em alta velocidade. O investimento em tecnologia, na Educação, é um dos pontos do plano de governo que tem sido cumprido pela atual gestão em Valinhos.