30 SET 2021
GABINETE DA PREFEITA
Com Inteligência em Segurança, Valinhos prepara inédito e integrado sistema de monitoramento nacional
Valinhos tem se preparado para reforçar os mecanismos de segurança no município, com ações inéditas e de destaque na Região Metropolitana de Campinas. Por meio de dois convênios inéditos, firmados com o Ministério da Justiça e com a Polícia Rodoviária Federal, a Guarda Civil Municipal de Valinhos (GCM) terá acesso a bancos de dados com imagens de câmeras captadas em todo o país, a fim de ampliar o monitoramento e facilitar o reconhecimento de veículos roubados ou de foragidos da justiça, por exemplo. Além disso, a Prefeitura está adquirindo equipamentos para criação do Centro de Operações e Inteligência (COI) de Valinhos, mais uma ferramenta de ampliação da segurança no município.

“Quando estivemos em Brasília, buscamos esta parceria com o Ministério da Justiça e, felizmente, já temos o aval para acessar esta importante ferramenta de inteligência na área de segurança. Ao mesmo tempo, avançamos no processo de compra de todo o sistema necessário para implantarmos, em Valinhos, o Centro de Operações e Inteligência (COI), que será gerenciado na Guarda Municipal, e de forma integrada com as forças de segurança terão ferramentas disponíveis para trabalhar, de forma planejada e estratégica, nas ações de segurança à população de Valinhos”, afirma a prefeita Capitã Lucimara que, ao lado da chefe de Gabinete Claudineia Vendemiatti Serafim, em Brasília, estiveram com o Capitão Eduardo Fernandes, Secretário Nacional de Segurança  Pública do Ministério da Justiça.

Os dois convênios, Córtex, desenvolvido pelo Ministério da Justiça, e Via Brasil, da Polícia Federal, são projetos que utilizam sistemas de inteligência artificial para identificar placas de veículos roubados nas imagens de câmeras espalhadas por todo o Brasil, até mesmo câmeras compartilhadas dentro de transporte coletivo. O sistema também possibilita a realização de reconhecimento facial e o acesso a outros dados importantes para combater a criminalidade. Dessa forma, o reconhecimento de veículos e de pessoas se tornará mais simples e ágil, logo, assim que houver a identificação de um veículo ou indivíduo suspeito, a GCM poderá atuar prontamente.

Para fortalecer ainda mais essas ações em segurança, a Prefeitura trabalha na implantação do COI, que estará integrado a toda Região Metropolitana de Campinas (RMC), com o objetivo de realizar um controle dos veículos que transitam entre as cidades, para, dessa forma, reduzir os índices de criminalidade no município. “Unir importantes ferramentas de tecnologia ao trabalho realizado diariamente pela Guarda Municipal de Valinhos é primordial para proporcionar mais segurança à população. Por isso, temos priorizado essas ações”, explica o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

Mais investimentos
Ainda, no próximo dia 8, quando a GCM de Valinhos completa 38 anos de atividades, a Prefeitura prepara a entrega de diversos equipamentos não letais que foram adquiridos e serão implementados na segurança do município, entre eles: gás pimenta, granadas explosivas com gás lacrimogêneo e granadas explosivas de efeito moral.
Local: Valinhos