Professores da Rede Municipal de Ensino de Valinhos participaram, nos últimos dias, de duas experiências formativas em espaços culturais de referência. No sábado (3), docentes de Arte visitaram a Pinacoteca do Estado de São Paulo; na quinta-feira (30), professoras de creche do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (ProLEEI) estiveram no Instituto Rubem Alves, em Campinas. As ações foram organizadas pela Secretaria da Educação, por meio do CRESCER – Centro de Referência em Saberes, Competências e Educação em Rede, e integram o calendário de formação continuada da pasta. “Proporcionar aos nossos educadores o contato direto com obras, acervos e memórias que fundamentam a arte e a literatura é investir na qualidade do ensino. Essas experiências ampliam o repertório dos professores e reverberam diretamente nas salas de aula, enriquecendo as práticas pedagógicas e as relações com as crianças”, destacou a coordenadora do CRESCER, Ana Victor.
Professores de Arte na Pinacoteca de São Paulo
A visita à Pinacoteca, realizada no sábado (3), foi conduzida pelas professoras formadoras Mariana Gambini e Rita Afonso, com organização da coordenadora do CRESCER, Ana Victor. Participaram 12 professores de Arte da rede municipal, que tiveram a oportunidade de conhecer as exposições em cartaz – com destaque para “Para Crianças: Experiências com a Arte desde 1968”, que propõe reflexões sobre a relação entre arte, educação e infância.
A programação teve como objetivos ampliar repertórios culturais e estéticos, proporcionar contato direto com diferentes manifestações artísticas e contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas, em diálogo com o Currículo de Arte da Rede Municipal. Ao longo da visita, os professores participaram de momentos de apreciação, reflexão e troca de experiências, construindo novos olhares e possibilidades para o ensino de Arte nas escolas municipais.
Professoras do ProLEEI no Instituto Rubem Alves
Na quinta-feira (30), as professoras de creche que participam do ProLEEI em Valinhos realizaram uma saída cultural ao Instituto Rubem Alves, em Campinas. A atividade marcou a finalização do percurso formativo do programa e proporcionou um encontro especial com a memória, a literatura e o legado de um dos mais importantes educadores e escritores brasileiros.
O grupo foi recebido por Maria Amélia Moscom, presidente do Instituto, e por Raquel Alves, filha de Rubem Alves. Durante a visita, as professoras conheceram os diferentes espaços do local e tiveram contato com obras, fotografias, objetos pessoais e registros que contam a trajetória do escritor, educador, teólogo e poeta.
Um dos momentos mais significativos foi a “Prosa Afetiva”, conduzida por Raquel Alves. Em uma conversa acolhedora, ela compartilhou lembranças, histórias e reflexões sobre a vida, o pensamento e a obra de seu pai, aproximando o grupo não apenas do escritor, mas de sua dimensão humana e de sua maneira sensível de olhar para a educação.
Também participaram da atividade as formadoras municipais do ProLEEI, Marjory Silva e Camilla Meirelles; a formadora estadual do Polo 3, Karla Beck; e Elaine Pereira, representante da Secretaria da Educação. As participantes vivenciaram ainda um momento de convivência durante o café com bolo, servido de forma simples e afetiva, como Rubem Alves apreciava, favorecendo conversas e trocas de experiências.
A visita ampliou as reflexões desenvolvidas ao longo do ProLEEI sobre a importância da literatura infantil desde os primeiros meses de vida. O contato dos bebês e das crianças bem pequenas com livros, histórias, imagens, oralidade e poesia contribui para o desenvolvimento da sensibilidade, da imaginação, da linguagem e da capacidade de atribuir sentidos ao mundo.
“Mais do que conhecer um espaço dedicado à preservação do legado de Rubem Alves, as professoras puderam vivenciar suas ideias e reafirmar a importância de garantir aos bebês e às crianças o direito à literatura e a uma educação que desperte a curiosidade e valorize a sensibilidade”, concluiu o secretário da Educação André Amaral.









