Prefeitura de Valinhos
Acompanhe-nos:
Rede Social Flickr
Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
15 OUT 2021
COORDENADORIA DO BEM ESTAR ANIMAL
Coordenadoria do Bem Estar Animal alerta que abandono de animais é crime ambiental
PROCESSANDO ÁUDIO
A Coordenadoria do Bem Estar Animal da Prefeitura de Valinhos alerta que abandono de animais é considerado crime ambiental e reforça a importância da conscientização dos munícipes em relação a essa prática ilegal. Conforme divulgado mensalmente, a Coordenadoria vem trabalhando no atendimento e suporte aos animais da cidade e, desde o início do ano, já realizou 409 consultas, 557 castrações e alguns resgates baseados na Lei nº 5271, que estabelece condições para a realização de resgate de animais por meio do órgão.

De acordo com a lei, o Bem Estar pode resgatar animais apenas em situações de atropelamento e sofrimento, filhotes, cadelas e gatas no cio e com filhotes, mordedor com mordedura comprovada e desde que não possua um domicílio para ficar em observação.

Os animais resgatados nessas situações são tratados e recuperados, cadastrados, identificados e recebem todas as vacinas e vermífugos necessários, para depois serem encaminhados para adoção.

A função do Bem Estar Animal é coordenar, propor e implantar políticas públicas voltadas à saúde, à proteção, à defesa e ao bem-estar dos animais domésticos. Para isso, traça diretrizes e celebra convênios no que diz respeito aos direitos e proteção dos animais.

Entre as diversas ações pertinentes ao órgão, está o atendimento veterinário gratuito, clínico e cirúrgico, incluindo castração, para os animais domésticos da população carente, a promoção feiras de adoção e a realização de parcerias com empresas e entidades da sociedade civil.

Além disso, a Coordenadoria atende denúncias de maus tratos, acionando a autoridade policial na forma da Lei e também fiscaliza o comércio clandestino de animais.

Autor: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos