18 OUT 2021
Prefeitura e Instituto Cesar Cielo fazem entrega de kit natação a alunos

Projeto visa ensinar a nadar

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (SEL), e o Instituto Cesar Cielo fizeram a entrega de kit natação para os integrantes do projeto Novos Cielos na cidade, no último sábado (16). A entrega aconteceu na piscina municipal do Jardim Paraíso a 76 participantes, com idade entre sete e 10 anos de idade, que receberam óculos, sunga, maiô, camiseta e outros itens.
O projeto retornou no início deste ano. “Quem sabe nosso futuro Cielo, que representará o país em competições nacionais e internacionais, não está aqui em Valinhos? Independentemente de competição, a prática esportiva é sempre muito saudável”, comentou a prefeita Capitão Lucimara Godoy, que esteve presente na entrega dos kits. Já o vice-prefeito, major Osvaldo Rocco, também enalteceu a prática como uma ação de socialização.
“É importante nossos jovens se conhecerem, participarem e se integrarem, tendo o esporte como ponto de convergência entre eles”, avaliou o vice-prefeito. O secretário de Esportes e Lazer, Felipe Zani, lembrou que o projeto visa ensinar a nadar. “As aulas são aplicadas por professores contratados em parceria com o Instituto Cesar Cielo, fundado pelo campeão olímpico de natação”, acrescentou o secretário. Também esteve presente na solenidade o secretário da Cultura, Ricardo do Vale.
O instituto esteve representado pelos pais do atleta, a professora de Educação Física, Flávia Cielo, e do médico pediatra, César Cielo. No ato da entrega, os participantes ganharam toca, óculos de natação, sunga, maiô, agasalho, shorts, camiseta e garrafa de água.
Projeto
As aulas são ministradas na piscina semi olímpica do Jardim Paraíso por profissionais devidamente credenciados no Conselho Regional de Educação Física. A Prefeitura atende 76 crianças entre sete e 10 anos, entre meninos e meninas, e as aulas acontecem de segunda a sexta, no período da manhã.
O Novos Cielos é um dos projetos idealizados pelo campeão olímpico César Cielo, através do seu instituto. A proposta é oportunizar e ampliar a prática e o aperfeiçoamento da natação para crianças e adolescentes. Atualmente, o Novos Cielos está presente em Valinhos (educacional) e Itajaí-SC (alto rendimento).
O projeto é apresentado pelo Ministério da Cidadania e Instituto CCR, e será realizado em Valinhos, município que pertence à área de atuação social da concessionária CCR AutoBAn, que integra o Programa de Concessões Rodoviárias de São Paulo e administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, com apoio da Prefeitura.
O Atleta
Único campeão olímpico da natação brasileira, Cesar Cielo tem um currículo que o credencia a desenvolver projetos na modalidade.
Além de três medalhas olímpicas (Pequim/2008 e Londres/2012), conquistou 16 medalhas em Mundiais (Indianápolis/2004, Roma/2009, Dubai/2010, Xangai/2011, Barcelona/2013 e Doha/2014), 11 delas de ouro. É tricampeão mundial dos 50m livre e bicampeão mundial dos 50m borboleta e é também o recordista mundial dos 50m (20s91) e dos 100m (46s91), no estilo livre.
É o mais rápido do mundo também na era pós-trajes (21s32). Soma, ainda, oito medalhas ganhas em Pan-Americanos (Rio/2007 e Guadalajara/2011), sete delas de ouro.