Oito filhos de servidores da Prefeitura de Valinhos classificados no Concurso de Redação/2013 promovido pela Secretaria de Assuntos Internos, em parceria com a Secretaria de Educação, foram premiados durante a Festa de Natal promovida no último dia 14 no pavilhão do Parque Municipal 'Monsenhor Bruno Nardini'.
Os vencedores por categoria foram: Infantil – 1º - Carlos Henrique Trigo Nasser Felix, 2º - Carlos Cezar Trigo Nasser Felix e 3º - Adriana Abud Pereira; Juvenil – 1º - Carlos Eduardo Trigo Nasser Felix e 2º - Anna Carolina Leardine de Lemos; Adulto – 1º - Gisele Cristina Tordin, 2º - João Milani e 3º Amanda Blumer Souza.
Os prêmios (celulares, i-pods, bicicletas, câmera fotográfica, tablets) foram entregues pelo prefeito Clayton Machado e a primeira-dama Sueli Machado, o vice-prefeito Luiz Mayr Neto, o vereador Kiko Beloni, o secretário de Assuntos Interno, Alcidnei Sentalin, e o diretor de Gestão de Pessoas, Edmilson Vanderlei Barbarini. O presidente da Câmara, vereador Lorival Messias de Oliveira, também prestigiou a solenidade.
O prefeito destacou que a ação visa à valorização dos servidores municipais e de seus familiares. "Por meio desse concurso foi possível propiciar um momento de diálogo entre pais e filhos em relação à importância do trabalho dos servidores para a municipalidade", ressaltou Clayton Machado.
Com a inscrição de 23 redações, o concurso teve como tema 'Qual a importância do trabalho do meu pai ou da minha mãe para a Prefeitura do Município de Valinhos?' Segundo o secretário de Assuntos Internos, Alcidnei Sentalin, os objetivos do concurso foram atingidos ao permitir a expressão participativa dos filhos dos servidores em relação a como percebem e valorizam o trabalho dos pais na contribuição para o desenvolvimento do município.
As redações foram avaliadas por uma comissão composta pela diretora de Divisão de Suporte Pedagógico da Secretaria da Educação, Ana Angélica de Julio, e as professoras de Português, Elisa da Silva Ribeiro dos Santos e Márcia Luiza de Britto. "Percebemos um bom nível nas redações e, pelos relatos expostos, que os filhos dos servidores conhecem e valorizam o trabalho de seus pais", destacou Angélica.
Depoimento - A 1ª colocada na categoria Adulto, Gisele Cristina Tordin, falou da emoção de participar do concurso: "Resolvi participar do concurso de redação porque, a partir do tema proposto, que era sobre a importância do trabalho dos pais para a Prefeitura, poderíamos refletir também sobre esta importância na nossa vida. Era um trabalho que possibilitava ainda resgatar o que há de melhor do outro, fazendo com que este olhe para sua própria vida a partir do ponto de vista do filho. E num mundo em que todos têm cada vez menos tempo, este concurso exigia de nós resgatar as dimensões do humano que poderiam ter ficado um pouco apagadas por causa desta vida sempre corrida. O resgate só poderia ser feito pela palavra, pela via poética, que vai na contramão da vida cotidiana apressada e permite, assim, estar em contato com uma realidade viva e bela porque é profunda, porque nossos pais estão em nós, em nossa formação, em nossas palavras também. Não esperava ganhar o concurso. Nunca participo pensando em prêmio. Todos que participaram são vencedores porque puderam refletir com seus pais sobre o trabalho que estes desenvolvem na Prefeitura, sobre o que há de mais humano, forçando a refletir sobre este significado em suas vidas. É isso que é imprescindível e bonito. Esta iniciativa merece todo nosso respeito e consideração e eu só tenho de parabenizar e agradecer a todos que estiveram envolvidos neste processo, pois sei que exige um desdobramento de toda comissão. E este tipo de concurso merece ser repetido, estimulado, estendido, já que este trabalho belíssimo nos possibilitou ir em busca do inexplorado e refletir sobre as outras dimensões do viver".