19 NOV 2021
SAÚDE
COVID-19: Prefeitura de Valinhos realiza vacinação sem agendamento e em vários postos de aplicação
Moradores devem ficar atentos aos atuais prazos de intervalos entre as doses

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, informa que mantém, dentro do Programa Nacional e Imunização Contra a Covid-19, vários postos fixos de aplicação de imunizantes e sem a necessidade de agendamento prévio para o recebimento das doses. Também destaca que em todos os pontos de imunização são disponibilizadas doses para a vacinação da população de acordo com o recebimento pelos governos Federal e Estadual, a partir dos 12 anos, sendo 1ª, 2ª ou 3ª dose, esta última como de reforço especificamente para adultos a partir de 18 anos.

A Vigilância Epidemiológica de Valinhos destaca que desde esta quinta-feira (18) segue as novas recomendações do Ministério da Saúde e da Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo para o recebimento da 3ª dose, ou dose de reforço ou adicional como é também especificada. Dessa forma, os munícipes com idade a partir dos 18 anos passam a receber a dose de reforço contra a Covid-19, antes aplicada apenas para aqueles com mais de 60 anos.

O intervalo reduzido, de 152 dias entre a 2ª e a 3ª dose, também passa a ser adotado aos vacinados com Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer. Já em relação aos vacinados com o imunizante da Jansen, da farmacêutica Johnson & Johnson (dose única), a Vigilância Epidemiológica de Valinhos informa que os munícipes que receberam este imunizante deve aguardar novas informações, pois não houve, ainda, comunicado oficial do Ministério da Saúde que anunciou, na imprensa, a necessidade da 2ª dose para os vacinados com a Jansen, no intervalo de 8 semanas entre a 1ª e 2ª doses, sendo depois disso mais 5 meses para a 3ª dose. “Assim que recebermos o comunicado e as doses do imunizante da Jansen, a Prefeitura de Valinhos irá comunicar em seu site e redes sociais para avisarmos aos moradores que tomaram a dose única deste imunizante”, disse a secretária da Saúde, Carina Missaglia.

Recomendações
Para receber as vacinas no município de Valinhos, dos fabricantes Butantã (Coronavac), Pfizer (Biontech), Oxford/Fiocruz (AstraZeneca) e da Johnson & Johnson (Jansen), e suas respectivas doses para completar o ciclo vacinal contra a Covid-19, a pessoa deve ter residência fixa na cidade ou, no caso dos profissionais da saúde que residam em outro município, vínculo empregatício aqui. Também deve ser apresentado um documento de identidade, os comprovantes de vacinação da dose anterior ou, se o morador ainda não tomou nenhuma dose, um comprovante de endereço.

A vacinação contra a Covid-19 aos moradores com idade a partir de 12 anos que ainda não receberam a 1ª, 2ª ou a partir dos 18 anos a 3ª dose, de acordo com os respectivos prazos de intervalo entre as doses, podem procurar o posto fixo da Vigilância Epidemiológica, o CETS (Centro de Estudo de Treinamento em Saúde) e as UBS’s. Confira abaixo os endereços, horários de atendimento e intervalos de aplicação.

SERVIÇO:
- Posto fixo da Vigilância Epidemiológica: o posto funciona na Avenida Brasil nº 144 (em prédio anexo à UBS da Vila Santana) com aplicação de doses da Coronavac, AstraZeneca e Pfizer, de 2ª a 6ª feira, das 16h00 às 18h30;
- CETS: localizado na Rua Bahia snº, Vila Santana, com aplicação das doses da Coronavac, AstraZeneca e Pfizer, de 2ª a 6ª feira, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00;
- UBS’s: aplicação apenas de doses da Pfizer entre 13h00 e 15h00, de 2ª a 6ª feira, com a entrega de 30 senhas, sendo:
De 2ª feira: UBS Bom Retiro, UBS Jardim Jurema, UBS São Marcos, UBS Parque Portugal, UBS Pinheiros e UBS Vila Santana;
De 3ª feira: UBS Paraíso, UBS Jardim Pinheiros, UBS Jardim Jurema e UBS Imperial;
De 4ª feira: UBS Maracanã, UBS Macuco, UBS Imperial e UBS Portugal;
De 5ª feira: UBS Maracanã, UBS São Marcos, UBS Bom Retiro, UBS Vila Itália e UBS Frutal;
De 6ª feira: UBS Frutal, UBS Paraíso, UBS São Bento, UBS Vila Itália e UBS Vila Santana;

INTERVALOS ENTRE AS DOSES:

Pfizer (disponível para munícipes acima de 12 anos, somente nas UBSs)
- de 12 a 17 anos: intervalo de 56 dias entre a 1ª e 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose;
- adultos (a partir de 18 anos): intervalo de 21 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose; e intervalo de 152 dias entre a 2ª e 3ª dose;
AstraZeneca (disponível para adultos, a partir de 18 anos, no CETS e posto da Vigilância Epidemiológica)
- adultos (a partir dos 18 anos): intervalo de 56 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose; e intervalo de 152 dias entre a 2ª e 3ª dose;
Coronavac (disponível para adultos a partir dos 18 anos no CETS e posto da Vigilância Epidemiológica)
- adultos (a partir de 18 anos): intervalo de 21 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose; e intervalo de 152 dias entre a 2ª e 3ª dose.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos