21 DEZ 2021
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeitura define ações preventivas da Operação Verão 2021/2022
Nesta segunda-feira (20), a Prefeitura de Valinhos, por meio das Secretarias de Segurança e Pública e Cidadania, Planejamento e Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Assistência Social, e o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, se reuniram para definir as ações preventivas da Operação Verão 2021/2022.

“Estamos adotando ações preventivas, visando preservar vidas. Há uma perspectiva de chuvas torrenciais e de grande volume e, frente a isso, nosso objetivo é estabelecer medidas que protejam famílias que ocupam áreas de risco e também evitar grandes transtornos no município”, explicou a prefeita Capitã Lucimara.

De acordo com o secretário de Segurança e Pública e Cidadania, Osmir Cruz, foram demonstrados alguns pontos que o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) já havia apontado anteriormente e as sugestões de ações, que foram apresentadas a Comissão Municipal de Defesa Civil. Também foram estabelecidas algumas ações práticas e preventivas que serão efetuadas no município, sendo elas:

- Conhecimento das áreas de risco;
- Desassoreamento da invernada, que já acontece nesta terça-feira (21);
- Limpeza da quebra vegetação da Avenida Invernada no dia 27 de dezembro;
- Disponibilidade de um abrigo (Ginásio da Vila Santana);
- Disponibilidade de colchões, por meio da Secretaria da Cultura;
- Disponibilidade de cestas básicas através do Fundo Social e Secretaria de Assistência Social;
- Disponibilidade de kits de produtos limpeza;
- Disponibilidade de kits de higiene pessoal, por meio da Secretaria de Assistência Social;
- Disponibilidade de refeições, através da Secretaria de Assistência Social;
- Plantão das secretárias para atendimento em situação de emergência (Natal e Ano Novo);
- Palestra com a CPFL /Trânsito referente a quedas de árvores sobre a fiação;
- Parceria com o Corpo de Bombeiros (ações de resgate com o uso de bote em situações de enchentes);
- Instalação de régua com sirene no córrego Pinheirinho, alertando moradores da área de risco para evacuação das residências, caso o rio suba no nível de alerta;

Durante a reunião, o Corpo de Bombeiros pontuou ainda a eficácia da limpeza e dos bueiros conhecidos como “boca de lobo”, instalados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos na cidade, que faz com que a água escoa rapidamente, mesmo em situações de fortes chuvas, como a que aconteceu na última semana em Valinhos.
Local: Valinhos