26 JAN 2022
Valinhos prepara vacinação especial de crianças neste sábado
A Prefeitura de Valinhos, por meio da secretaria de Saúde, irá realizar neste sábado, dia 29 de Janeiro, a partir das 8h00, no prédio da FAV – Faculdade Anhanguera de Valinhos, que fica na Avenida Invernada, uma vacinação especial para as crianças de 5 a 11 anos, incluindo imunossuprimidas, com prévio agendamento. Também no sábado, será realizado vacinação na Unidade Básica de Saúde Paraíso, que fica na Rua das Acácias, exclusivo para crianças acima de 6 anos e não imunossuprimidas. Serão 600 vagas para a vacinação na FAV e 200 vagas para a UBS Paraíso. Os agendamentos devem ser realizado pelo site valinhosportal.sissonline.com.br (passo a passo logo abaixo).

“Preparamos este sábado como mais uma oportunidade aos pais e responsáveis para levarem seus filhos à vacinação, que é tão importante para o enfrentamento à Covid. Sabemos que a vacinação não é obrigatória mas incentivamos, sim, que ela possa ser realizada, pois é uma aliada fundamental para evitar os sintomas mais graves da doença, ainda mais agora com a presença da variante Ômicron, que é mais contagiosa”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Os pais ou responsáveis devem fazer, também, o pré-cadastro das crianças no site www.vacinaja.sp.gov.br. O secretário de Saúde, dr Gabriel Signorelli lembra que o preenchimento do formulário digital é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos postos, evitando filas e aglomerações. Para cadastrar os filhos, pais e responsáveis devem acessar o site, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário.

Os pais ou responsáveis devem levar os documentos pessoais (CPF da criança ou, se não tiver, o Cartão SUS da criança), bem como um comprovante de endereço. Também é necessário, para as crianças com comorbidades ou imunossuprimidas, apresentar uma carta do médico para comprovar a comorbidade, documento este que deverá ser entregue e ficará arquivado. É obrigatório que as crianças estejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis legais. Após a vacinação, a criança deverá permanecer por 20 minutos em observação no local até ser liberada pelo profissional de Saúde.

Passo a passo para o agendamento

Inicialmente, se a criança ainda não tem cadastro, é necessário seguir os passos contidos no documento abaixo:
- Primeiro Acesso

Depois, já tendo o cadastro feito (não confundir com o cadastro do site do Governo do Estado de São Paulo, citado logo acima), a próxima ação é agendar a data e o horário da vacinação, seguindo os passos contido no documento abaixo:
- Agendamento

Pfizer Infantil e Coronavac
A Prefeitura de Valinhos informa que na terça, dia 25, recebeu comunicado da Regional de Saúde do Governo do Estado de São Paulo no qual informa aos 42 municípios da regional que, a partir desta quarta, dia 26, o imunizante da Pfizer infantil deve ser aplicado apenas nas crianças de 5 anos ou imunossuprimidas. As demais crianças,  de 6 a 11 anos, devem ser vacinadas com a Coronavac. O motivo é o desabastecimento momentâneo da Pfizer infantil no Estado e, assim, por determinação deste informe regional, a Prefeitura de Valinhos irá seguir este procedimento até que seja regularizado. Contudo, não haverá prejuízos no atendimento vacinal das crianças agendadas; apenas será administrado, nas crianças de 6 a 11 anos, o imunizante Coronavac.

INTERVALOS ENTRE AS DOSES:

Janssen: a partir dos 18 anos e com intervalo de 61 dias entre a primeira vacina e a dose adicional, contados a partir do dia seguinte da aplicação da primeira dose, com imunizante da própria Janssen (quando houver) e da Pfizer. A aplicação é feita no CETS e posto da Vigilância Epidemiológica;

Pfizer:
- 5 anos e crianças imunossuprimidas: intervalo de 56 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte de aplicação da 1ª dose;
- de 12 a 17 anos: intervalo de 56 dias entre a 1ª e 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose;
- adultos (a partir de 18 anos): intervalo de 21 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose; e intervalo de 122 dias entre a 2ª e 3ª dose (contados a partir do dia seguinte do recebimento da 2ª dose); com aplicações feitas no CETS e UBS’s.

AstraZeneca (disponível para adultos, a partir de 18 anos)
- adultos (a partir dos 18 anos): intervalo de 56 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose; e intervalo de 122 dias entre a 2ª e 3ª dose; contados a partir do dia seguinte do recebimento da 2ª dose. Aplicação no CETS e posto da Vigilância Epidemiológica;

Sinovac Butantan - Coronavac:
- crianças e adolescentes (6 a 17 anos): duas doses da vacina, com um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda.
- adultos: intervalo de 21 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose;
- adultos: intervalo de 122 dias entre a 2ª e 3ª dose.
Local: Valinhos-SP