Ideia é divulgar mais informações visando à segurança da comunidade escolar da cidade
A Prefeitura de Valinhos, por meio das Secretarias da Saúde e da Educação, promoveu uma live para todos os coordenadores e diretores das escolas nesta sexta-feira (28). Ministrada pelo enfermeiro André Vansan Silva, da Divisão da Vigilância Epidemiológica (VE), foi abordado o atual cenário da Covid-19 na cidade. Durante a transmissão ao vivo foi passado o novo período de quarentena, que passa a ser 10 dias, contando do último contato com um caso suspeito ou positivo, entre outras informações. Foi criada ainda uma comunicação direta entre escolas e a VE.
“O intuito é repassar as novas diretrizes, sempre visando à segurança da comunidade escolar”, explicou o secretário da Educação, Cleber Magdalena. Segundo ele, neste momento em que há um aumento significativo de internações na cidade, apesar da ampla campanha de vacinação, é preciso clareza sobre o cenário epidemiológico de Valinhos.
“Os diretores e coordenadores receberam as atualizações sobre como proceder quando ocorrer algum caso positivo ou suspeito de Covid-19 em instituições escolares”, exemplifica o enfermeiro André. De acordo com ele, foi passado o novo período de quarentena para os casos que tiveram contato com algum caso suspeito ou positivo para Covid-19. “A quarentena para contactantes agora é de 10 dias, contando do último contato”, acrescentou.
Conforme ele, pode sair da quarentena se cinco dias, após o contato, estiver sem sintomas e realizar o teste rápido ou RT PCR para Covid-19 e der negativo o resultado. Ele lembrou ainda que o SUS faz somente o teste para sintomáticos. “Casos assintomáticos são realizados somente pela rede particular, se for o caso de solicitação para quarentena”, explicou.
Durante a live foi explicado ainda as mudanças no período de isolamento de casos suspeitos ou positivos para Covid-19, tendo como base as atualizações dos protocolos federais e estaduais de 2022. “São 10 dias de isolamento, contando do início dos sintomas, podendo sair se no 7° dia estiver sem sintomas a mais de 24 horas, não estar utilizando medicamentos também a mais de 24 horas e com resultado negativo no exame de Covid-19”, enumerou o enfermeiro.
Comunicação rápida
Ambas as Secretarias optaram pela criação de uma comunicação direta, para que as informações cheguem mais rapidamente aos locais de destino,. “Será via telefone e e-mail entre as escolas e a Vigilância Epidemiológica de Valinhos, para auxiliá-los em dúvidas e orientações”, finalizou o enfermeiro.