Denúncia pode ser feita de forma anônima
Com faixas, cartazes e músicas, crianças e adolescentes de várias entidades, com apoio das Secretarias de Assistência Social e da Saúde da Prefeitura de Valinhos, caminharam pelas ruas centrais para emprestar a sua voz a quem precisa de ajuda. Esta sexta-feira (17) serviu para dar dupla visibilidade ao ser humano, focando no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes e também na luta antimanicomial.
O dia 18 de maio é reconhecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e também como o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. As novas gerações já aprenderam a importância de ambas as datas, não como momento de festividade, mas de conscientização sobre direitos e deveres.
O morador do Bairro São Marcos, A.L.O.B, de 16 anos, apesar de nunca ter presenciado uma agressão a crianças e jovens garantiu que a denúncia é o melhor caminho. “Precisa ajudar a pessoa em perigo para que isto não acontece mais”, afirmou ele, que lembrou do papel do Conselho Tutelar nesta luta.
Há muito tempo estas datas deixaram de ser apenas uma caminhada pelas ruas. “Este é o segundo ano que participamos. A caminhada serve para dar visibilidade ao problema. É preciso ter todos os olhos sobre agressores”, incentivou a presidente da Associação Cristã Acolher Cuidar Ensinar e Servir (ACES), a assistente social Clara Queiroz.
Já o poder público acredita que é preciso cada um fazer a sua parte. “Estamos aqui para dar voz a quem não tem”, afirmou a prefeita Lucimara Godoy, que lembrou que a cidade investiu no Programa Olho Vivo de monitoramento 24 horas, visando ampliar a sensação de segurança na cidade e ajudar na elucidação dos crimes.
Além de reforçar a segurança, o secretário de Assistência Social e Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar da Silva, reforçou a importância da conscientização pelas datas por meio de caminhada. “Eventos desta natureza servem para trazer consciência sobre a situação. Se for preciso, denunciem”, avisou o secretário.
Denuncie!
As denúncias devem ser feitas pelo 156 da GCM e 190 da PM em situação de emergência ou urgência. As demais situações podem ser levadas ao Conselho Tutelar da cidade ou fazer a denúncia de forma anônima pelos Disque 181 ou 100.
Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo
Local: Valinhos - SP