01 FEV 2022
SERVIÇOS PÚBLICOS
Após obras promovidas pela Prefeitura, a Lagoa Cambará se recupera da estiagem
Recuperação é positiva para população e meio ambiente

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SSP), apresenta a Lagoa Cambará, no bairro Country Club, em recuperação. No local foram feitas obras para conter a forte estiagem e hoje já exibe um grande volume de águas, recompondo a fauna e flora. As obras de drenagem e retenção de sedimentos foram concluídas, permitindo o direcionando das águas pluviais de ruas do entorno para dentro da lagoa.
"Concluímos mais uma obra que privilegia o ser humano e o meio ambiente, conciliando harmonicamente boas condições de vida a ambos", define a prefeita Capitã Lucimara Godoy, que acompanhou as etapas das obras no local. Já o secretário de Serviços Públicos, Gustavo Yansen, detalhou o que foi feito na lagoa.
"As obras que foram feitas na lagoa Cambará permitiu o direcionamento das águas das ruas do entorno da lagoa para dentro dela. Também foi feita a retenção de sedimentos nas caixas de drenagem, construídas em seu entorno. Desta forma, foi possível recuperar  a lagoa, que voltou a ter água depois de um longo período de estiagem", comemora o secretário.
Segundo ele, foram retiradas das caixas de retenção construídas mais de 100 metros cúbicos (m³) de terra, evitando que chegassem à lagoa, consequentemente assoreando o espaço.
TAC
A Lagoa Cambará recebeu ainda o plantio de 511 mudas de árvores nativas no local, em atendimento ao Termo de Compromisso de Compensação Ambiental (TCCA), devido a obras de desassoreamento realizado em 2020. Segundo o secretário, o plantio enriquece ainda mais a fauna e flora local, protegendo as duas nascentes.
A ação é uma iniciativa de um plano vindo do CMMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente ), que se estenderá as 61 nascentes existentes em áreas públicas do município.